Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Domingo, 17 de Dezembro de 2017, 13h:15

Como arrumar a mala dos pequenos?

Por Raphael Granucci

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

Istock Photos

ColunaViagens

Viajar com crianças fica mais fácil quando você sabe o que deve estar na mala!

Arrumar as malas para uma criança é sempre um desafio. O medo de que algo possa fazer falta enquanto se está longe de casa faz com que os adultos acabem carregando muito mais do que o necessário durante as viagens em família.

Com a aproximação das férias, alguns pais já se preparam para o momento de, novamente, colocar todas as roupas da criança em cima da cama, abrir a mala e se perguntar: "levo ou não levo?". Para amenizar as dúvidas que surgem nessas ocasiões, seguem algumas dicas.

O cálculo são duas trocas de roupa para cada dia de viagem. Se o passeio durar mais de 10 dias, será possível lavar roupas no destino, então, a quantidade pode ser cortada pela metade (uma muda por dia). O ideal é levar mais peças para o torso (camisetas, casacos, blusinhas) e menos para as pernas (bermudas, shorts, calças, saias), numa proporção de 70% para a parte de cima e 30% para a de baixo.

Mesmo assim, a escolha deve ser feita de acordo com o clima do local: mais saias e bermudas para a praia e mais calças e casacos para a fazenda, por exemplo.

Se possível, fazer com que todas as trocas de roupa combinem entre si. Assim, quando uma camiseta se sujar, pode ser trocada por uma limpa que continuará combinando com a calça em uso. Isso também facilita na hora de escolher as roupas antes de sair de casa ou do hotel.

Peças únicas, como vestidos e macacões, e versáteis, como jardineiras e calças que viram bermudas, ajudam a reduzir o volume transportado.

Mais do que quatro biquínis ou sungas é exagero. As roupas de banho são feitas de tecido facilmente lavável no banho e secagem rápida.

É recomendável incluir uma opção mais formal para um jantar ou outro evento especial. Um vestido para as meninas ou uma camisa pólo para os meninos, por exemplo.

Além dos chinelos e sandálias (um par de cada), a criança irá precisar de um calçado confortável para a hora da brincadeira. O tênis Asics infantil é uma boa opção na hora de correr, fazer trilha ou pedalar, pois permite que as crianças brinquem sem se machucar. Um par de calças (jeans ou de moletom) também é importante para proteger os joelhos dos pequenos na hora da correria, então, por mais quente que seja o destino, é necessário adicioná-las à mala.

Para a nécessaire, os sabonetes “da cabeça aos pés” são ideais, pois fazem o serviço completo. Basta incluir escova e pasta de dentes, repelente infantil e jamais esquecer o protetor solar.