Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Quarta-feira, 15 de Novembro de 2017, 08h:32

Proclamação da República no Brasil: Saiba como aconteceu e porque a data é comemorada

No Brasil, a República surgiu em 15 de novembro de 1889

Luan Saraiva
Especial para o Capital News

Reprodução/EBC

Proclamação da República no Brasil: Saiba como aconteceu e porque a data é comemorada

Dom Pedro I na proclamação da Independência do Brasil

Vamos fazer uma viagem, primeiramente, à origem da palavra República. Tanto ela quanto a ideia que representa, nasceram entre os romanos antigos, e seu significado é "coisa pública" ou "bem comum". O termo denota uma comunidade política organizada, assinalada pela soma dos requisitos: povo, território e governo.

Na teoria, a ideia era que todos os cidadãos participassem da escolha, seja como fosse, daqueles que os representariam nos destinos da nação.

No Brasil, a República surgiu em 15 de novembro de 1889. Textos contam que a tarde estava ensolarada,  quando o Marechal Deodoro da Fonseca, em más condições de saúde, quando se levantou de seu leito, pulou em um cavalo, e proclamou a República pelas ruas do Rio de Janeiro.

Reprodução

Marechal Deodoro da Fonseca

Marechal Deodoro da Fonseca


De acordo com Ricardo Barros, Mestre em Educação, graduado em História e Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor de História do Colégio Paulista (COPI), a proclamação da República adquiriu feições de um golpe militar. "Ele havia escrito a um sobrinho, alguns meses antes, afirmando em sua carta que a monarquia, sem dúvida, era o melhor regime político para o Brasil, entretanto, influenciado por republicanos convictos como Benjamin Constant, ele proclamou a República brasileira", conta Ricardo.

O povo assistiu “bestializado aos acontecimentos”, conforme o jornalista e político da época, Aristides Lobo.

Assim como aconteceu na independência, mais uma vez o povo brasileiro não participou daquele evento público, contradizendo o sentido primário da palavra criada pelos romanos antigos.

O primeiro presidente da República, o próprio Marechal Deodoro, governou o país por pouco mais de 10 meses, de janeiro a novembro de 1891.

Ainda segundo o Professor, hoje, "a República é entendida como a possibilidade de participação popular dos cidadãos. É em função de sua existência que podemos votar naqueles que terão o encargo de decidir o futuro da nação, através da democracia, por exemplo".