Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 13 de Outubro de 2017, 09:24 - A | A

Sexta-feira, 13 de Outubro de 2017, 09h:24 - A | A

ADOTE!

CCZ de Campo Grande faz plantão para doação de animais e vacinação

O Centro de Controle de Zoonoses fica localizado na Avenida Senador Filinto Müller, perto do Lago do Amor

Laura Holsback
Capital News

Apesar de o feriado ter sido estendido até domingo (15) para funcionários públicos, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande atende neste período em regime de plantão. 

 

Conforme nota da prefeitura, o local funciona nesta sexta-feira (13), sábado (14) ou domingo (15), entre as 6h e 21h, para vacinação antirrábica e daoção de animais. São 20 adultos e 30 filhotes disponíveis. 

 

Divulgação

CCZ orienta população sobre cuidados contra a raiva

CCZ orienta população sobre cuidados contra a raiva

Estes animais foram abandonados em locais públicos e recolhidos pelo CCZ. Eles aguardaram três dias – prazo que o proprietário teem para reaver a posse -, até serem colocados à disposição para adoção.

 

Entre os cães e gatos, há animais adultos e estes são mais fáceis de adaptarem com um novo dono e normalmente eles são mais calmos, pois já tem o temperamento definido. São educados e muito espertos. Aprendem muito rápido, principalmente animais que viviam abandonados, pois foram acostumados a se virar sozinhos pelas ruas.

 

Outra vantagem para adotar um animal adulto é o tamanho que já está definido, ao contrário de filhotes que muitas vezes “crescem demais” e são dispensados pelos “donos” por falta de espaço em casa.

 

 Além disso, segundo especialista do CCZ, são animais tão sofridos e estressados pela vida nas ruas, que ao encontrarem um lar e uma família que os acolha, são gratos e fiéis, amando incondicionalmente seus novos guardiões. “Os animais adultos são os que mais sofrem resistência na hora da adoção, mas eles são os que mais se adaptam ao novo lar”, garante a coordenadora e médica veterinária do CCZ, Iara Domingos.

 

Os serviços do CCZ acontecem nos sete dias da semana para vacinação antirrábica, recolhimento urgente de animais (cães e gatos atropelados, agressores), recolhimento de morcegos e as castrações agendadas.

 

Com relação a vacinação antirrábica, os médicos veterinários da unidade trabalham para esclarecer dúvidas dos moradores sobre os aspectos técnicos da vacina, eventos adversos e intensificam as ações preventivas e educativas referentes à raiva.

 

O Centro de Controle de Zoonoses fica localizado na Avenida Senador Filinto Müller, próximo ao Lago do Amor.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS