Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Bem-Estar Domingo, 17 de Setembro de 2017, 12:34 - A | A

Domingo, 17 de Setembro de 2017, 12h:34 - A | A

Coluna Bem-Estar

ZMA: suplemento promove a produção de hormônios e é aliado da hipertrofia muscular

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Istock Photos

ColunaBem-Estar

ZMA é suplemento indicado para atletas que visam o aumento da massa muscular através da produção natural de hormônios.

Todos aqueles que praticam atividades físicas com frequência sabem da importância da alimentação e também da suplementação para auxiliar no desempenho do exercício. Um dos suplementos mais importantes e mais usados entre os atletas é o ZMA, que tem como principal função repor o zinco e recuperar a massa muscular.

Exploramos, abaixo, as diversas funções do suplemento ZMA e seus diversos benefícios para o corpo. Confira! 

O que é o ZMA?
O ZMA é um suplemento alimentar composto por vitamina B6, aspartato de magnésio e aspartato monometionina de zinco. A vitamina B6 tem como principal objetivo manter elevada a produção de energia e também é responsável pelo bom funcionamento do metabolismo. Já as formas do aspartato têm como função agilizar a absorção dos nutrientes presentes na fórmula.

De modo geral, o ZMA melhora o metabolismo, aumenta a força e o desempenho durante o exercício físico e ainda recupera a massa muscular, lesionada durante o treino.

Quais são os benefícios do ZMA?
Além de repor o zinco, um mineral essencial para a saúde do organismo, o ZMA fornece magnésio, outro mineral indispensável, e também está ligado a uma série de benefícios ao corpo. Veja alguns deles:

●    Previne a deficiência nutricional
Como o suplemento evita a deficiência de zinco e magnésio, minerais que não são obtidos facilmente pela alimentação, o ZMA regula o suprimento desses nutrientes e mantém o metabolismo acelerado, que responde aos estímulos do exercício.

●    Melhora o sistema imunológico
Manter um nível controlado de zinco é essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico, pois o mineral reduz o estresse oxidativo e previne inflamações.

●    Regula a produção de hormônios na tireoide
Os hormônios que são produzidos na tireoide são fundamentais para regular o metabolismo de todo o corpo, uma vez que a deficiência dessas substâncias químicas pode dificultar a perda de peso.

●    Melhora a qualidade do sono
O magnésio é um mineral que possui a capacidade de estender e induzir as fases mais profundas do sono, essenciais para o descanso do corpo e da mente após um dia de treino.

●    Reduz o catabolismo
O zinco e o magnésio auxiliam na redução do nível de cortisol, um dos hormônios responsáveis pelo catabolismo – fase do metabolismo na qual ocorre a quebra do tecido muscular. Evitar os efeitos catabólicos é essencial para que não haja a perda da performance nem a redução da massa magra.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS