Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Quarta-feira, 09 de Agosto de 2017, 09h:33

Primeira chuva de agosto só na próxima semana, e bem passageira

Segundo previsão do Climatempo, estiagem termina no domingo, em dia quente

Danilo Galvao
Capital News

Crédito: CPTEC/INPE

Primeira chuva de agosto só na próxima semana, e bem passageira

Legenda: Terça-feira de sol em todo o Mato Grosso do Sul com temperatura máxima de 33° em Campo Grande e pico térmico de 39° em Coxim, o mais alto do Estado

 

Todo início do mês de agosto é uma verdadeira loteria acertar que dia será a primeira chuva do mês, isso porque é comum no Mato Grosso do Sul julho ser um período de estiagem. Neste ano, conforme previsão do Climatempo essa tão esperada chuva será no início da segunda semana de agosto, logo no domingo (13) com uma precipitação passageira.

No entanto o prognóstico está longe de ser uma unanimidade, já que outros institutos tratam desse evento como possibilidade no sábado (12), ou até ocorrendo só na segunda-feira (14), quando a chance de chover é de 80%. Tanta expectativa decorre da demora de sete semanas de estiagem, que será interrompida por uma seqüência de precipitações de pelo menos quatro dias conforme o instituto.

O principal efeito da estiagem, em um período de variação térmica média de 8°, com picos de temperatura máxima acima dos 30° é justamente a umidade relativa do ar. O item é motivo de alerta dado por outro instituto, o Cemtec/MS, que indica para esta terça-feira (9) a variação da umidade relativa do ar entre 12% a 20% nos municípios da região central, norte e nordeste do Estado.