Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Segunda-feira, 03 de Abril de 2017, 11h:26

Combate a febre aftosa será avaliado durante evento

Representantes de 18 países participarão da reunião

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação

Regiões de Fronteira e Planalto tem estratégia de vacinação igualada em MS

Em Mato Grosso do Sul, os períodos oficiais de vacinação contra febre aftosa dividem o Estado em três regiões sanitárias distintas que são a região 1, do planalto, a região 2, do Pantanal e a região 3, da fronteira

Começa nesta segunda-feira (3), a 44ª Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana para o Controle da Febre Aftosa (Cosalfa), responsável por avaliar e recomendar ações para reforçar os programas para erradicar a doença. O encontro será realizado em Pirenópolis (GO), de 3 a 7 de abril, e deverá receber representantes de 18 países e de organismos internacionais, como a Organização de Saúde Animal (OIE), a Organização das Nações para a Agricultura e Alimentação (FAO) e o Grupo Interamericano de Erradicação da Febre Aftosa (Giefa).

Juntamente com a reunião será realizado o Seminário Internacional Pre-Cosalfa, que irá analisar a situação do combate à doença, de acordo com o planode ação 2011-2020, onde está prevista a aprovação do projeto de criação de um banco regional de antígenos, a gestão de cepas exógenas de febre aftosa para a região O financiamento para as ações de controle também será debatido no encontro. Há cinco anos, os países livres da doença na América do Sul não registram casos febre aftosa.

A Cosalfa é formada pela Argentina, Brasil, Bolívia; Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela e Uruguai. Além desses países, o encontro em Pirenópolis contará com a participação de representantes da Espanha, Estados Unidos, França, Nova Zelândia e Suíça.

O evento será transmitido ao vivo através do stream da transmissão: http://original.livestream.com/paho?utm_campaign=d908d041b4-EMAIL_CAMPAIGN_2017_03_31&utm_medium=email&utm_source=PANAFTOSA+-+Prensa&utm_term=0_b792f8946b-d908d041b4-111468405

O evento é promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Panaftosa/OMS, OPAS/OMS e governo de Goiás.