Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sábado, 18 de Março de 2017, 07h:54

Lideranças destacam tecnologia ligadas ao agro na abertura da Tecnoagro

O evento, promovido pela Fundação Chapadão, é direcionado aos produtores rurais

Da Redação
Assessoria

Divulgação

Tecnoagro 2017

A Tecnoagro é realizada pela Fundação Chapadão, com apoio do Sistema Famasul e da Aprosoja/MS

A tecnologia aplicada ao campo. Este foi o principal tema abordado durante a abertura da Tecnoagro 2017, realizada nesta quarta-feira (15), em Chapadão do Sul, com a participação de representantes políticos e do setor produtivo.

O evento, promovido pela Fundação Chapadão, é direcionado aos produtores rurais, consultores, gerentes, auxiliares de campo, professores e estudantes. A finalidade é atender tanto o setor da agricultura, da pecuária, como de integração lavoura-pecuária-floresta, além das demonstrações a campo das tecnologias desenvolvidas pelas empresas participantes da feira.

Para o diretor tesoureiro do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Luís Alberto Moraes Novaes, Mato Grosso do Sul é um estado altamente beneficiado por ter em seu território duas fundações: a Fundação MS e a Fundação Chapadão. “A evolução proporcionada pela ciência e tecnologia estão comprovadas nos números do setor, tanto que, Chapadão do Sul tem hoje o 10º maior PIB do MS, são R$ 1,36 bilhão em riquezas geradas no município, que tem o 2º melhor IDH – Índice de Desenvolvimento Humano”.

Comemorando mais uma edição do evento que é um dos principais do setor, o presidente da Fundação Chapadão, Adriano Loeff, salientou como a pesquisa pode mudar o cenário agropecuário de Mato Grosso do Sul. “Apenas com o trabalho científico venceremos os desafios e transformaremos problemas em soluções. Estamos ao lado do produtor rural levando alternativas. Trabalhamos em uma área de 200 hectares, com pesquisas”. 

Citando também as duas fundações, o presidente da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS, Christiano Bortolotto, destacou: “São instituições que levam conhecimento, tecnologia a diversas regiões de Mato Grosso do Sul e de outros estados”.

O secretário de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, falou da importância da Tecnoagro. “Quando um evento adquire a maturidade de acontecer initerruptamente por mais de 20 anos não deixa a menor dúvida que este é consagrado”.

Já o prefeito municipal, João Carlos Krung, ressaltou os resultados na agropecuária e os efeitos na economia local. “Se o clima continuar bom podemos conseguir uma produtividade ainda maior das nossas lavouras”.

Para Novaes, Chapadão do Sul se destaca em âmbito estadual, ocupando o 10 º lugar no ranking estadual de produção de soja e a 12ª posição em relação ao milho. “Esta cidade reflete a realidade de um cenário nacional.

 

Mato Grosso do Sul é o 2º maior produtor de carne bovina e o 5º maior exportador nacional. Quando o assunto é grãos, somos destaque na produção de soja ocupando o 5º lugar no cenário nacional, sendo o 6º maior exportador, enquanto o milho está no quarto lugar de produção e 3º de exportação”.