Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Esporte Sexta-feira, 03 de Agosto de 2018, 15:39 - A | A

Sexta-feira, 03 de Agosto de 2018, 15h:39 - A | A

FUTEBOL

VAR estreia sendo decisivo em dois jogos da Copa do Brasil

Árbitro de vídeo participou de lances cruciais para Palmeiras, Cruzeiro e Corinthians

Leonardo Barbosa
Capital News

Marcelo Zambrana / Estadão

VAR estreia sendo decisivo em dois jogos da Copa do Brasil

Gabriel reclama com a juiz a não marcação de um pênalti através do VAR

O VAR (Árbitro de Vídeo) já era um assunto muito comentado no meio do futebol há algum tempo. Com a sua inicialização na Copa do Mundo a tendência já era de que ele pudesse ser utilizado em campeonatos no Brasil também e depois de muita espera o recurso foi utilizado pela primeira vez, esta semana, nos jogos de quartas de final da Copa do Brasil.

 

No início do ano, os clubes tiveram uma reunião com CBF, para discutir a viabilidade do VAR no campeonato brasileiro deste ano, mas devido à desconfiança da maioria dos clubes e a definição de quem iria arcar com os custos de sua aplicação, os optaram por adiar a iniciação do árbitro de vídeo no Brasil. A verdade é que o VAR não estreou na Copa do Brasil, ele já havia sido utilizado em um teste sem participação no campeonato brasileiro e em outros jogos de campeonatos regionais, mas somente agora, ele estreou, pra valer, em um campeonato da elite do futebol brasileiro.

 

Dos quatro jogos deste meio de semana, três tiveram participação decisiva no resultado das partidas (ou quase, já que o Palmeiras não converteu seu pênalti marcado pelo VAR).

 

Em Itaquera, o Corinthians vencia o jogo contra a Chapecoense por 1x0, quando aos 36 minutos do segundo tempo, jogadores da Chape reclamaram de um toque de mão de Romero dentro da área. O árbitro Wagner do Nascimento Magalhães, então, decidiu acionar o VAR, que não confirmou o pênalti para o time catarinense, mantendo a vantagem do Timão que venceu o jogo.

 

Situação semelhante ocorreu na Vila Belmiro, na partida entre Santos x Cruzeiro. Aos 11 minutos do segundo tempo, Gabriel recebeu cruzamento na área e reclamou de um suposto empurrão de Lucas Romero na área. o árbitro da partida, Wilton Pereira Sampaio paralisou o jogo e seguiu o conselho do VAR, não marcando a penalidade para o alvinegro. Neste momento o jogo estava 0x0 e a marcação da penalidade poderia ter alterado totalmente o decorrer da partida.

 

O jogo que teve o lance mais importante com a participação do novo recurso foi Bahia x Palmeiras. Aos 24 minutos, em uma jogada de velocidade, Arthur foi derrubado por Gregore na área. No lance, o árbitro deu cartão vermelho para Gregore, mas o VAR (Arbitro de Vídeo) entrou em ação e, após análise das imagens, foi decidida a aplicação do cartão amarelo para o volante do Bahia. Na cobrança, Bruno Henrique chutou no travessão.

 

Como funciona?

A participação do VAR se resume em quatro situações:

 

Gols;

Pênaltis;

Cartão vermelho direto;

Erro de identificação de jogadores na aplicação de cartões;

 

 

O recurso estará disponível também na Libertadores e na Sul-Americana, a partir das quartas de final. As finais da Recopa, no ano que vem, também terão a tecnologia, como já aconteceu este ano.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS