Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Esporte Terça-feira, 28 de Novembro de 2017, 14:56 - A | A

Terça-feira, 28 de Novembro de 2017, 14h:56 - A | A

Rural

Esporte equestre torna MS o quarto maior produtor de Cavalos Quarta Milha do Brasil

São 30,8 mil animais registrados no Stud Book, departamento especializado em registro da raça

Luan Saraiva
Especial para o Capital News

Divulgação/Assessoria

Esporte equestre torna MS o quarto maior produtor de Cavalos Quarta Milha do Brasil

O cavalo da raça Quarto de milha tem movimentado o mercado de leilões em MS

A terceira etapa do 1º Campeonato de Ranch Sorting do Núcleo Sul-mato-grossense de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (MSQM), será realizado entre os dias 15 e 17 de dezembro no Parque Laucídio Coelho, em Campo Grande.

O esporte equestre movimenta o mercado de leilões do estado, onde, somente neste ano foram comercializados cerca de 500 animais em leilões no Estado, deste número, 375 eram da raça Quarto de Milha.

A procura tem mantido o Estado como o quarto maior produtor da raça no País e o que tem maior plantel da região Centro- Oeste.

De acordo com o organizador do evento, Aparício Flores, cerca de 200 animais são esperados na competição. “Destes animais, 90% são da raça Quarto de Milha”, que irá formar conjunto com mais de 300 competidores inscritos, destaca. Os esportistas irão disputar em dezessete categorias da modalidade, que terá mais de R$ 30 mil em premiações.

O cavalo Quarto de Milha é o grande destaque dos leilões em Mato Grosso do Sul, segundo levantamento do leiloeiro Fernando Barbuio. São 30,8 mil animais registrados no Stud Book, departamento especializado no reconhecimento e emissão de certificados de registros da raça da ABQM.

“A grande maioria dos animais comercializados são destinados a estas provas, dentre elas podemos destacar o Ranch Sorting, o Laço Comprido e a Apartação" afirma Barbuio.

Além de movimentar o agronegócio sul-mato-grossense, as competições exigem animais com alto padrão genético. Para Marcelo Iguma, criador do Quarto de Milha e competidor de Ranch Sorting, o estado passa por um momento de consolidação no mercado. “Com o grande número de provas realizadas, nosso Estado tem uma demanda muito grande por bons animais. E esses animais competitivos são o que todo criador busca produzir. Atualmente, o Estado deixou de ser comprador de genética e passou a ser um grande fornecedor de bons animais para as outras regiões”, enfatiza Marcelo.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS