Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Esporte Sábado, 08 de Setembro de 2018, 08:11 - A | A

Sábado, 08 de Setembro de 2018, 08h:11 - A | A

Brasileirão 2018

Disputa pela liderança marca o Brasileirão mais equilibrado dos últimos anos

Apenas cinco pontos separam o líder Internacional do quinto colocado Grêmio

Rogério Vidmantas
Capital News

Ricardo Duarte/Inter

São Paulo Internacional

Internacional e São Paulo dividem a liderança do Brasileirão, com vantagem para os colorados

Na última rodada, a liderança do Campeonato Brasileiro trocou de mãos de novo. Pela primeira vez nesta edição, o Internacional assumiu a primeira posição, desbancando o São Paulo nos critérios de desempate, fato comum em uma disputa tão equilibrada como tem sido o Brasileirão neste ano. Apenas cinco pontos separam o primeiro do quinto colocado e o grupo pode aumentar neste fim de semana. Dependendo dos resultados, o Atlético-MG também pode entrar nessa briga.

Após as 23 rodadas disputas, Inter e São Paulo acumularam 46 pontos cada, com o Colorado levando vantagem por ter um gol a mais no saldo e o Palmeiras é terceiro colocado com 43 pontos. Flamengo e Grêmio estão juntos com 41 pontos, sendo que o time carioca, por ter um vitória a mais, fecha o G4.

Troca de líderes

Até a 23ª rodada, o Brasileirão teve seis líderes diferentes. O último deles foi o Internacional, que interrompeu um jejum de 52 rodadas sem ocupar a primeira posição na Série A. Antes, São Paulo, Flamengo, Atlético-MG, Corinthians e o Atlético-PR, na primeira rodada, passaram pela primeira posição. Ao todo, são 15 campeões brasileiros disputando o campeonato. O equilíbrio deste ano fica mais evidente se comparado com a situação dos campeonatos anteriores nesta mesma altura.

Na liderança pelos critérios de desempate, o Inter tem o mesmo número de pontos do São Paulo. Esta é uma situação inédita no Brasileirão desde 2006, quando o torneio passou a ser disputado por apenas 20 clubes. A menor distância registrada entre primeiro e segundo colocados neste mesmo período foi em 2011 e 2009, quando apenas um ponto separava líder e vice-líder. Em média, nas 12 edições analisadas, o primeiro tinha uma diferença de pouco mais de quatro pontos sobre o seu seguidor mais próximo.

Sob o mesmo recorte, a distância do Inter para o Atlético-MG também se destaca. Os oito pontos que separam os dois estão bem abaixo do normal para essa altura da competição. Só em duas temporadas a diferença entre o primeiro e o sexto colocado foi menor. Em 2010 eram seis pontos e no ano seguinte, sete. Em média, essa diferença corresponde a pelo menos 11 pontos na tabela de classificação.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS