Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Esporte Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018, 11:47 - A | A

Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018, 11h:47 - A | A

Copa do Nordeste

CBF divulga tabela básica da primeira fase do Nordestão com clássicos

Competição terá novo formato e jogos transmitidos pelo SBT

Rogério Vidmantas
Capital News

Felipe Oliveira/ECB

Bahia Ceará

Copa do Nordeste tem novo formato e mais clássicos regionais

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quarta-feira (17) a tabela básica da primeira fase da Copa do Nordeste 2019, uma das principais competições do futebol brasileiro no primeiro semestre. Em formato diferente dos anos anteriores, o Nordestão começa no dia 16 de janeiro e a fase classificatória seguirá até o fim de março e a tabela detalhada, inclusive com os jogos que serão transmitidos pelo SBT, será publicada nesta sexta.

A Copa do Nordeste do próximo ano tem novidades. Os 16 times serão divididos em duas chaves de oito, com uma fase de grupos maior, que terá fim no dia 31 de março. Durante oito rodadas, os clubes medem forças com os adversários da outra chave e os quatro melhores colocados se classificam para as quartas de final. A maior ausência segue sendo o Sport-PE, fora da competição pelo segundo ano por opção própria. 

O atual campeão da Copa do Nordeste é o Sampaio Corrêa. Após vencer o jogo de ida da final por 1 a 0, o Tricolor maranhense levou o título ao empatar em 0 a 0 com o Bahia-BA. Em Salvador, a Bolívia Querida empatou com o time baiano em 0 a 0 e garantiu a taça.

Clássicos e mais clássicos

Na edição de 2019, a rivalidade regional estará em alta. Já na primeira fase, sete clássicos estaduais esquentam o início da competição. Entre estes confrontos, estão: o Ba-Vi, entre Bahia e Vitória; o Clássico-Rei, entre Fortaleza e Ceará; o Clássico das Emoções, que reúne Santa Cruz e Náutico; e o Clássico das Multidões de Alagoas, que colocará o CRB e CSA frente a frente em busca da classificação.

Já na primeira rodada diversos confrontos que chamam a atenção. O Bahia recebe o CRB, Moto Club-MA joga contra o Altos-PI, o CSA-AL enfrenta o Vitória-BA, Botafogo-PB e Santa Cruz-PE jogam em João Pessoa, Náutico-PE e Fortaleza-CE em Recife, o Confiança-SE recebe o Salgueiro-PE, ABC-RN joga contra o Sergipe-SE e o Ceará enfrenta o atual campeão Sampaio Côrrea-MA.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS