Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Educação Terça-feira, 02 de Fevereiro de 2016, 15:18 - A | A

Terça-feira, 02 de Fevereiro de 2016, 15h:18 - A | A

Ensino

Projeto para alunos entre 15 e 17 anos que não concluíram o ensino fundamental está com matriculas abertas

Com o AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem) o estudante pode concluir o ensino fundamental em quatro anos

Rafaela Alves
Capital News

Estão abertas as matrículas para o projeto AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem) do Governo do Estado em 38 municípios. O projeto é para estudantes entre 15 e 17 anos que não concluíram o ensino fundamental.

Segundo o Governo, o objetivo é formar pessoas ativas, participativas, em crescimento cultural e social, atendendo jovens estudantes com necessidades educacionais específicas, com o propósito de garantir a formação inicial para o mundo do trabalho e a efetiva participação social.

O projeto AJA é dividido em quatro blocos: O Inicial I do 1º ao 3º ano – alfabetização e letramento; O Inicial II, 4º e 5º anos – alfabetização e letramento; Intermediário, 6º e 7º anos; e o Final, 8º e 9º anos. O tempo de permanência no projeto irá variar de acordo com o nível de escolaridade do estudante. A partir do Bloco Inicial I, é possível concluir o ensino fundamental em quatro anos.

Metodologia

Os estudantes entram às 18 horas, com atividades e oficinas de acolhida. As aulas começam às 18h40 e, além dos conteúdos da Base Nacional Comum, os estudantes contam com uma parte diversificada como Língua Estrangeira Moderna, Desenvolvimento Social, Lazer e Informática.

De acordo do local, as oficinas podem ser de música, grafite, dança e práticas esportivas e os estudantes de todas as unidades têm apoio e acompanhamento de diretores, coordenadores, professores, psicólogos e assistentes sociais.


Municípios

Aral Moreira, Angélica, Amambai, Anastácio, Bataguassu, Batayporã, Bodoquena, Bela Vista, Bonito, Camapuã, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Coxim, Fátima do Sul, Itaporã, Itaquiraí, Iguatemi, Ivinhema, Maracajú, Mundo Novo, Nova andradina, Paranaíba, Naviraí, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde do Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas e Três Lagoas. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS