Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Educação Segunda-feira, 24 de Agosto de 2015, 18:54 - A | A

Segunda-feira, 24 de Agosto de 2015, 18h:54 - A | A

Torneio Interclasse de Robótica

Nonotec ganha 2º Torneio de Robótica das Escolas do Sesi em Três Lagoas

Melissa Schmidt
Capital News

Divulgação

robotica

 2º Torneio Interclasse de Robótica das Escolas do Sesi em Três Lagoas

A equipe Nonotec foi a grande campeã de Três Lagoas do 2º Torneio Interclasse de Robótica das Escolas do Sesi realizado no último sábado (22) no ginásio poliesportivo da escola na cidade. Trata-se da terceira cidade a promover a competição, que já foi realizada em Campo Grande (08/08) e Corumbá (15/08) e ainda chegará às escolas do Sesi de Dourados (29/08), Aparecida do Taboado (12/09) e Naviraí (19/09).

 

Segundo o gerente do Sesi de Três/ Lagoas, Alessandro Pereira de Lima, a competição ajuda a lidar com situações problemas, desenvolvendo projetos de pesquisa e soluções através da tecnologia. “O torneio trabalha nos alunos a questão do empreendedorismo, protagonismo, importantes habilidades e competência, além do trabalho com a tecnologia que chama a atenção do aluno e torna o aprendizado mais significativo. Trabalhamos o desenvolvimento através do estudo com ferramentas lúdicas que oferecem ao aluno as habilidades que o mercado de hoje exige”, afirmou.

 

A disputa 

Durante a competição, os robôs foram programados para executar determinadas atividades, sendo que os alunos tiveram de montá-los utilizando o Lego Zoom, considerada uma metodologia didática que permite a resolução de determinadas situações problemas. Os robôs realizaram atividades como desligar uma lâmpada, fechar uma torneira e retirar o lixo (representado por argolas) de um lago, entre outras.

 

Após os alunos serem avaliados nas categorias designer do robô, core values e projeto de pesquisa, eles ainda realizaram a competição na mesa do torneio. Na categoria designer do robô, as equipes projetaram um robô que teria que executar missões na mesa de competição do torneio, enquanto na categoria core values foram analisados se os alunos observaram os valores essenciais do torneio durante a competição (trabalho em equipe, aprendemos juntos, competição amigável, compartilhar experiências e nos divertimos aprendendo) e, na categoria projeto de pesquisa, os juízes avaliadores verificam se as equipes responderam ao tema gerador do torneio ‘Como cuidamos do nosso lixo’.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS