Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Educação Segunda-feira, 01 de Junho de 2015, 19:07 - A | A

Segunda-feira, 01 de Junho de 2015, 19h:07 - A | A

Colocação

Mapa mostra que salário dos professores de MS cai para 5º lugar no Brasil

Os professores de Mato Grosso do Sul figuravam na terceira posição do ranking nacional de piso salarial

Alberto Gonçalves
Capital News

O salário dos professores de Mato Grosso do Sul, de acordo com estudo divulgado pela assessoria da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de MS),  ocupava o terceiro lugar no ranking nacional. Mas, segundo os dados divulgados, após o reajuste do Piso Salarial Nacional, de 13,01%, do Ministério da Educação (MEC), no início de janeiro e das negociações referentes a implantação do piso por 20 horas,MS caiu duas colocações e se encontra em quinto lugar.

Essa conclusão, segundo a Fetems, é de um levantamento feito junto às Secretarias de Educação de todas as unidades da Federação e foi divulgada nesta segunda-feira (1º) pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

De acordo com o presidente da Fetems, Roberto Magno Botareli Cesar, o fato demonstra que ao invés de progredir,  Mato Grosso do Sul caminha para o retrocesso. "Nós lutamos muito para que MS estivesse entre os primeiros no ranking dos salários, e essa notícia nos preocupa, pois mostra que estamos caindo e que a valorização profissional em MS sofreu retrocessos nessa última negociação e dois estados já nos passaram", disse.

 

Mapa do Piso

Diculgação

fetems salario dos professores ranking nacional

As secretarias de Educação dos Estados informaram os valores básicos pagos aos professores em início de carreira, para uma jornada semanal de 40 horas. Nos casos em que a jornada era inferior, o calculo foi o valor proporcional a 40 horas a fim de estabelecer um padrão de comparação. Em alguns Estados, os valores referem-se a professores com nível médio e, em outros, com graduação. Há Estados que estão extinguindo do quadro o profissional sem Ensino Superior o que não é correto e aceito pelo movimento sindical da educação, pois isso resulta no congelamento do reajuste salarial.

Greve

Desde a última quarta-feira (27) os trabalhadores em educação de Mato Grosso do Sul entraram em greve, por tempo indeterminado e um dos pontos, justamente, é o piso dos professores da Rede Estadual de Ensino, pelo cumprimento da Lei nº 4.464/2013, referente a implantação gradativa, em quatro anos, do piso salarial por 20 horas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS