Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Economia Segunda-feira, 23 de Abril de 2018, 18:32 - A | A

Segunda-feira, 23 de Abril de 2018, 18h:32 - A | A

Vendas externas

Programa vai qualificar empresas de Mato Grosso do Sul para exportar

Estado aderiu ao Plano de Cultura Exportadora no ano passado e, entre as ações, se comprometeu a incentivar o comércio exterior

Flávio Brito
Capital News

As empresas de Mato Grosso do Sul serão qualificadas para começar a exportar, por meio do projeto da Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) conta com apoio do Governo do Estado. O titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, recebeu nesta segunda-feira (23), o coordenador de Competitividade da Apex Brasil, Antonio Carlos Villalba, para tratar da implantação do programa no Estado. Mato Grosso do Sul aderiu ao Plano de Cultura Exportadora no ano passado e, entre as ações, se comprometeu a incentivar as empresas à exportação.

 

“A Apex está trazendo um produto que para gente é fundamental. Com uma meta que eu considero audaciosa, que é capacitar 120 empresas do Estado em dois anos e prepará-las para exportação. Terá um consultor dentro da empresa e eles estão procurando uma universidade para ser âncora”, explica o secretário.

 

A ideia é que a universidade assuma a consultoria, com universitários que vão para dentro da empresa. A Semagro será parceira na análise de demanda, levantamento de empresas e motivação delas, além do apoio e coordenação.

 

Antonio Carlos Villalba explica que o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) está presente em 19 estados e, em 2017, qualificou 4.700 empresas. “Nossa intenção é qualificar empresas que não exportam ou iniciantes, desde que não atuem com commodities. A iniciativa é inédita no Estado e deixa o empresário pronto para a imersão em um novo mercado”.

 

Além do Governo do Estado e da Apex, o programa conta com o apoio do Sebrae, Senai, Centro Internacional de Negócios da Fiems e universidades.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS