Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Economia Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018, 18:36 - A | A

Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018, 18h:36 - A | A

Indústria

Petrobras reduz preço do gás, mas deixa residências de fora

Preço do GLP industrial da estatal cai 6,3% amanhã para as distribuidoras a partir deste sábado

Flávio Brito
Capital News

 

Divulgação

 Gás de cozinha sobe 4,8% em Dourados

Gás de cozinha de 13 kg ficou de fora da redução de preços

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (19), para entrada em vigor neste sábado (20), a redução em 6,3% dos preços de comercialização para distribuidoras do gás liquefeito de petróleo (GLP) destinado a uso industrial e comercial. A Petrobras esclareceu que o reajuste não se aplica aos preços de GLP destinado ao uso residencial, conhecido como gás de cozinha, comercializado pelas distribuidoras em botijões de até 13 kg.

 

Segundo a empresa, a alteração é necessária devido à queda das cotações internacionais do produto, cuja demanda ao longo do inverno europeu tem sido menor que a esperada pelo mercado.

 

Em nota divulgada esta tarde, no Rio de Janeiro, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) explicou que, de acordo com as informações dadas pela Petrobras às distribuidoras, a redução será entre 5,8% e 6,9%, dependendo do polo de suprimento.

 

“O Sindigás reforça que falta ainda uma política de preços para o GLP industrial, o que aumenta a diferença de preços entre o GLP residencial e o industrial, e ainda o ágio cobrado pela Petrobras em relação ao preço praticado no mercado internacional para o produto, destinado aos setores comércio e indústria – os que mais vêm sofrendo com a crise econômica”.

 

O sindicato estima que o valor do produto destinado a embalagens maiores que 13 kg ficará 27,68% acima da paridade de importação.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS