Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Economia Quarta-feira, 07 de Junho de 2017, 16:13 - A | A

Quarta-feira, 07 de Junho de 2017, 16h:13 - A | A

Olha o gás

Petrobras anuncia o aumento de 6,7% no gás de cozinha para este mês

Reajuste deve demorar uma semana para chegar ao consumidor

Jhefferson Gamarra
Capital News

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (7) a nova política de preços para a comercialização do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) comercializado em botijões de até 13 kg e de uso doméstico. . Para este mês a aplicação da nova fórmula de preços para o gás de cozinha implicará um aumento de 6,7% nas refinarias, o que significa alta de R$ 1,25 para o consumidor dependendo da revendedora.

Divulgação

 Gás de cozinha sobe 4,8% em Dourados

Uma alta de R$ 1,25 chegara ao bolso do consumidor este mês


O preço final às distribuidoras será realizado pela média mensal das cotações do butano e do propano no mercado europeu convertida em reais pela média diária das cotações de venda do dólar e acrescida de uma margem de 5%.

Com exceção para este mês de junho, quando o ajuste de preços passará a ser praticado nas vendas as distribuidoras a partir do dia 8. As correções de preços terão vigência a partir do dia 5 de cada mês.

O diretor de Refino e Gás Natural da Petrobras, Jorge Celestino afirma que com a nova política o preço final pode ser vantajoso para o consumidor. “Em relação ao consumidor final, podemos dizer que, a exemplo do que está acontecendo com a gasolina e com o diesel, nós vamos seguir rigorosamente a referência utilizada, significando dizer que, assim como pode subir [o preço], também pode cair. A gente fala com a autoridade de quem, desde outubro, fez sete reajustes e cinco foram de redução de preço. Isso também pode ser vantajoso para a consumidor, dado que nós vamos seguir uma referência que sobe e que desce”, afirmou.

Conforme dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo) a composição do preço do botijão hoje é em torno de 25% de realização Petrobras, 20% de impostos e 55% é a margem de distribuição e revenda. Após a aprovação da nova política de preços a previsão de que agora passa a ser 26% para a Petrobras, mantendo os 20% dos impostos e uma pequena queda na margem de distribuição e revenda para 54%.

O último reajuste no preço do gás de cozinha em março deste ano. O novo reajuste deve demorar uma semana para chegar ao consumido, pois este é o período médio de rotatividade de estoque.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS