Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Economia Quarta-feira, 23 de Agosto de 2017, 15:22 - A | A

Quarta-feira, 23 de Agosto de 2017, 15h:22 - A | A

Setor Produtivo

Empresários terão palestra com relator da Reforma Tributária

Carlos Hauly (PSDB), vem a Capital falar sobre o tema em ciclo de apresentações que roda o Brasil

Danilo Galvão
Capital News

Divulgação

Empresários terão palestra com relator da Reforma Tributária

Confirmação de presença precisa ser feita com antecedência para vaga na palestra do parlamentar paranaense

Campo Grande será o próximo destino da palestra do relator da reforma tributária na Câmara dos Deputados, deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB/PR). Com ciclo de apresentações em todo o país sobre o tema, o parlamentar aborda no auditório do Edifício Casa da Indústria, na sexta-feira (25) os principais pontos e objetivos da proposta e o impacto das mudanças para o setor produtivo brasileiro. O evento destinado a empresários é também aberto ao público e acontece às 14h.

O relator responderá perguntas e coletará ideias para a construção do texto final do projeto conforme informou a assessoria da Fiems. Economista e duas vezes secretário estadual da Fazenda do Paraná, o deputado federal já realizou mais de 65 palestras em todo o Brasil e debateu o tema com representantes de entidades público e privado.

A proposta de Luiz Carlos Hauly prevê a extinção de sete tributos federais (IPI, IOF, CSLL, PIS, Pasep, Cofins e salário-educação), do ICMS (estadual) e do ISS (municipal). Em troca, seriam criados outros três: o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), o Imposto Seletivo e a Contribuição Social sobre Operações e Movimentações Financeiras.

A nova contribuição seria usada para permitir a redução das alíquotas da contribuição previdenciária paga pelas empresas e trabalhadores. Remédios e alimentos também teriam tributação reduzida, enquanto o imposto sobre máquinas e equipamentos industriais seria zerado.

A proposta também prevê mudanças na partilha da arrecadação entre os estados – pela proposta do parlamentar, cada ente da federação terá direito ao mesmo percentual do bolo tributário que já tem recebido nos últimos anos.


O relator pretende levar o texto para votação em plenário até setembro, o que depende de um acordo sobre a emenda constitucional que implantará a reforma. O próximo passo para acelerar a tramitação, segundo o deputado federal, é apresentar um projeto de emenda aglutinativa para que tudo siga direto para o plenário, incluindo os projetos de lei complementares e as leis ordinárias.

Serviço: Mais informações e confirmação de presença pelo telefone (67) 3389-9091 ou pelo e-mail [email protected]

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS