Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Economia Sábado, 27 de Maio de 2017, 08:12 - A | A

Sábado, 27 de Maio de 2017, 08h:12 - A | A

Economia

Chuvas contribuem e bandeira tarifaria será verde em junho

Em abril e maio, a bandeira tarifária ficou na cor vermelha

Jhefferson Gamarra
Capital News

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou que a bandeira tarifária para o mês de junho será verde, sem custo para os consumidores. O que indica que não haverá cobrança extra na conta de energia no mês que vem.

Eder Andrade/PMCG

Manutenção de equipamentos da iluminação pública continua em regiões da capital

Não haverá cobrança extra na conta de energia no mês que vem


De acordo com a ANEEL um dos fatores que contrinuiu para a redução, foram as fortess chuvas. “Os fatores que contribuíram para o retorno da bandeira verde foram a maior afluência das vazões que chegaram aos reservatórios das hidrelétricas em maio de 2017 e a perspectiva de redução do consumo de energia elétrica” afirmou a agência.

Segundo o relatório do Programa Mensal de Operação (PMO) do Operador Nacional do Sistema (ONS), o valor da usina térmica mais cara é de R$ 155,85/MWh, o que indica bandeira verde.

Em abril e maio, a bandeira tarifária ficou na cor vermelha, patamar 1, e os consumidores pagaram uma taxa extra de R$ 3 a cada 100 kWh consumidos.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o uso consciente da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS