Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Economia Terça-feira, 10 de Abril de 2018, 10:07 - A | A

Terça-feira, 10 de Abril de 2018, 10h:07 - A | A

Custo de vida

Campo Grande registra a maior queda do país para a inflação em março

Na Capital, as maiores quedas de preço, além da gasolina (1,5%), foram da energia elétrica (-4,52%) e das carnes (-2,06%)

Flávio Brito
Capital News

Deurico/Capital News

Foto ilustrativa de gasolina, Etanol, alcool, carro flex, dois combustíveis

Preço dos combustíveis tiveram queda peso no resultado geral da inflação

Campo Grande é a capital brasileira com a maior queda da inflação para o mês de março, segundo o levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial no país, teve queda de 0,35% no mês passado. Já a média nacional para a inflação registrou o que se considera como estabilidade dos preços, registrando ligeira alta, de 0,09% em março. 

 

De acordo com o boletim do IPCA, divulgado pelo IBGE nesta terça-feira (10), o campo-grandense registrou queda de 1,17% nos preço da alimentação em casa. Foi a segunda maior queda de preços, perdendo apenas para Salvador (BA), onde a queda foi de 1,41%. Considerando a média de preços do grupo alimentação e bebidas, a queda na inflação na Capital de 0,63%. Contudo, quem optou por fazer as alimentações fora de casa sentiu alta de  0,58%.

 

Outra queda importante foi registrada nos custos da gasolina, 1,5%, já que o combustível é considerado um insumo básico e tem efeito em toda cadeia produtiva. Além de impactar diretamente no grupo Transportes, que também é considerado para o cálculo oficial da inflação.

No grupo dos Transportes, a deflação de 0,25% foi motivada pela queda nas passagens aéreas (-15,42%), que exerceram o impacto negativo mais intenso no índice do mês, -0,07 ponto percentual (p.p.).

 

Na média nacional, os combustíveis apresentaram queda (-0,04%), com destaque para a gasolina (-0,19%) cujos preços variaram dos -4,69% na região metropolitana de Recife até os 2,59% registrados na de Fortaleza. Em Campo Grande, diferente da gasolina, que ficou 1,5% mais barata, o etanol teve alta 0,85% no mês passado.

 

Na Capital, as maiores quedas de preço, além da gasolina, foram da energia elétrica (-4,52%) e das carnes (-2,06%).  

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS