Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Domingo, 25 de Março de 2018, 11:47 - A | A

Domingo, 25 de Março de 2018, 11h:47 - A | A

CINEMA

Mostra de cinema francês é realizado no MIS

As exibições gratuitas acontecem no mês da Francofonia

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Divulgação

Mostra de cinema francês é realizado no MIS

Exibições acontecem entre os dias 26 e 28 de março no MIS

A Mostra Francofonia de Cinema será realizada no Museu da Imagem e do Som (MIS) no mês da Francofonia. Em parceria com a Aliança Francesa, as exibições acontecem entre os dias 26 e 28 de março, às 17h. A entrada é gratuita.

 

Francofonia é um termo que designa as comunidades de falantes da língua francesa espalhadas ao redor do mundo. Para a gestora da Aliança Francesa em Campo Grande, Marcia Saddi, festejar a francofonia significa “lembrar a importância histórica do francês na ciência, nas artes, e também as expressões culturais de países francófonos, como Bélgica, Canadá e Marrocos, para citar alguns exemplos”. 

 

A mostra tem apoio da Fundação de Cultura de MS, do Instituto Francês e da Cinemateca da Embaixada da França.

 

Programação

Segunda-feira (26)

"Aïssa",de Clément Tréhin-Lalanne (2014) – França/Congo. Aïssa é congolesa. Está em situação irregular no território francês. Diz ter menos de dezoito anos, mas as autoridades acham que é maior de idade. Para definir se ela é passível de expulsão, um médico a examina.

Duração: 8 minutos

 

"Barbara", de Mathieu Amalric (2017) – França. As filmagens do novo filme protagonizado por Brigitte (Jeanne Balibar) estão prestes a começar. Na produção, ela será Barbara, uma das divas musicais da França nos anos 1960, e, para conseguir interpretar fielmente este ícone de uma época, ela estuda o caráter, os gestos e até mesmo a voz da artista. O diretor Yves (Mathieu Amalric) está igualmente dedicado ao projeto. Mas sua inspiração é Barbara ou a atriz que a interpreta?

Duração: 1h37

 

Terça-feira (27)

"Wallay", de Berni Goldblat (2016) – Burkina Faso. Um garoto de 13 anos é mandado de sua casa, na França, para viver com uma família rural em Burkina Faso.

Duração: 1h24

 

Quarta-feira (28)

"Le Dernier des Céfrans", de Pierre-Emmanuel Urcun (2015) – França. Rémi tem dificuldades em viver e quer mudar. Está decidido. Vai-se alistar no exército. O problema é que ele tem medo de partilhar a sua decisão com os seus quatro melhores amigos: Boom, Nasser, Redouane e Moussa.

Duração: 30 minutos

 

"Maman(s)", de Maïmouna Doucouré (2015) - França/Sénégal. Aida, uma menina de oito anos, sua mãe e seu irmão vivem em um apartamento no subúrbio de Paris e estão entusiasmados com os preparativos para o retorno do patriarca que estava em sua terra natal no Senegal. A felicidade inicial dá lugar rapidamente a uma angústia: sem maiores explicações, o pai volta ao lar acompanhado de uma segunda esposa e um bebê. Aida precisa ceder seu quarto para esta nova habitante e tudo ao seu redor parece desmoronar. A Aida não cabe qualquer pergunta ou esclarecimento e acompanhamos suas descobertas sobre aquela nova estrutura familiar e sobre si mesma.

Duração: 20 minutos

 

Serviço

As sessões acontecem de 26 a 28 de março, às 17 horas, com entrada franca. Outras informações podem ser obtidas no Museu da Imagem e do Som, que fica no Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, Centro ou pelo telefone (67) 3316-9178.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS