Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Quarta-feira, 18 de Novembro de 2015, 09:58 - A | A

Quarta-feira, 18 de Novembro de 2015, 09h:58 - A | A

Cinema

Festival de Cinema segue com atrações em Ivinhema

Tradição na região evento movimenta a cidade e atrai pessoas para a sétima arte

Myllena de Luca
Capital News

Divulgação/Assessoria

Festival de Cinema segue com atrações em Ivinhema

Atrações de Festival de Cinema envolve população de todas as idades

O Festival de Cinema do Vale do Ivinhema celebra os dez anos da Fundação Nelito Câmara e a proposta é refletir e comemorar uma década das mais variadas vivências culturais e artísticas no município e região. Com o tema “Vale das Artes: 10 anos luz”, a Fundação Nelito Câmara com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza o 12º Festival de Cinema em Ivinhema. O evento segue até o sábado (21).


De acordo com o presidente da Fundação Nelito Câmara e idealizador do Festival, Ricardo Pieretti, o maior desafio de se fazer cinema no interior, onde tudo é conquistado com muito sacrifício, “é permanecer fazendo, começar um projeto é difícil mas mantê-lo por 12 anos, é ainda mais”, afirma Pieretti.


O Festival apresenta, ainda, o filme chileno Neruda, 2015, de Manuel Bosoalto, que conta a trajetória do importante poeta, ganhador do Nobel de Literatura. O filme Brincante, 2014, de Walter Carvalho e vencedor de melhor filme documentário do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro também está na programação.


Na praça central acontece a mostra de curtas com temática indígena com “Flor Brilhante e as cicatrizes da Pedra”, 2012, de Jade Rainho e “Cordilheiras de Amora II”, 2014, de Jamile Fortunato. A exposição fotográfica “Kuña Porã: matriarcas Kaiowá e Guarani”, de Fabiana Fernandes também estão abertas ao público no mesmo local.


As oficinas são realizadas na sede da Fundação Nelito Câmara durante toda a semana; Mão na Massa, Oficina de Produção Audiovisual Prática, com Helton Peres e Photo Mobile – Nós e o Celular com Elis Regina Nogueira e Vânia Jucá. A produtora Patrícia Alves Dias, de Olinda, uma das criadoras do Anima Mundi, ministrará uma oficina de Cinema de Animação. Este também será o tema da palestra de Celso Arakaki.


As apresentações musicais estarão a cargo do grupo Tokomadera, do Paraguai, Só Choros e DouradosCity, de Dourados e Soud Mato, de Nova Andradina. Os projetos da Fundação Nelito Câmara também preparam intervenções culturais. A festa de premiação contará com o concerto Tem Guitarra no Samba com Giani Torres e Simão Gandhy.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS