Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Terça-feira, 25 de Dezembro de 2018, 07:51 - A | A

Terça-feira, 25 de Dezembro de 2018, 07h:51 - A | A

Feliz Natal

Então é Natal!!! Qual a verdadeira essência desta data?

Flavia Andrade
Capital News

wallpaperscristaos.com.br/christianwallpapers

Então é Natal!!! Qual a verdadeira essência desta data?

“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16

Uma data tão considerada por toda a população, com importância mundial e tão esperada por todos, pois, já tornou um momento em que as pessoas se encontram, familiares que durante o ano inteiro não tiveram oportunidade de se ver, se encontrar, por diversos motivos, entre eles, muitas vezes pelo fato de morarem em cidades, estados ou países diferentes, se programam para se encontrarem no dia 24 e 25 de dezembro.

 

Mas qual é a verdadeira essência do natal? Seria o encontro das famílias e amigos? União? A Santa Ceia? Qual a real comemoração desta data. 

 

O Natal começa há aproximadamente 7 mil anos antes do nascimento de Jesus, com um motivo simples, o de celebrar o solstício de inverno, a noite mais longa do ano no hemisfério norte, que acontece no final de dezembro. 

 

O solstício torna a madrugada cada vez mais clara, uma vez que, o sol fica cada vez mais tempo no céu, até o auge do verão. É o ponto de virada das trevas para luz, considerado o “renascimento” do Sol. Em um tempo que o homem deixava de ser um caçador e começava a dominar a agricultura, a volta dos dias mais longos significava a certeza de colheitas no ano seguinte. E a comemoração dos tempos de fartura.  

 

No Brasil, o Natal é uma das principais festas comemoradas, principalmente pela forte influência da religião cristã católica na formação da população. É nesta data que se comemora o nascimento de Jesus Cristo, que segundo a tradição católica teria nascido no dia 25 de dezembro.

 

Para a comemoração desta data, alguns elementos são constantes nas celebrações natalinas, a data gera o encontro da família, o hábito de se reunir as pessoas em torno de mesas com comidas e bebidas e após a ceia, uma breve troca de presentes, a qual, decorre possivelmente da tradição pagã romana presente nos rituais da Saturnália.

 

Esta data, chamada de Natal, é uma festa construída da união de elementos cristãos, como o nascimento de Jesus, unindo-se a elementos pagãos, como a forma de realização da festa (banquetes e trocas de presentes), a decoração colorida das casas e a colocação de uma árvore como enfeite de Natal. A árvore como um símbolo das festas nesta época do ano também era utilizada pelos persas.

Divulgação

Então é Natal!!! Qual a verdadeira essência desta data?

O presépio representa o nascimento do menino Jesus

 

 Outro elemento comum e que não falta no jardim ou na sala das famílias como decoração para o Natal, são os presépios, uma forma de encenação do nascimento de Jesus, utilizando esculturas que simbolizam José e Maria, além do menino Jesus e os animais que estariam com eles na manjedoura. A montagem do primeiro presépio, está atribuído a São Francisco de Assis, que o teria construído em 1223, na cidade italiana de Greccio.

 

Uma figura recente incluída na comemoração e que se tornou um símbolo do Natal é o Papai Noel, o qual, seria uma representação de São Nicolau, um bispo que viveu onde hoje é a Turquia, no século IV. A história diz que São Nicolau tinha o hábito de distribuir presentes aos pobres, o que teria originado esta característica no Papai Noel.

 

Com isso, a Família do Jornal Capital News, deseja um Feliz Natal a todos!! Que as bênçãos do menino Jesus acalente o coração dos nossos leitores e seus familiares!!

 

Feliz Natal

 

Comente esta notícia

Júlio 20/12/2021

A essência do natal, é o nascimento do nosso único Salvador JESUS CRISTO, não é árvores de natal, não é troca de presentes, não presépios, e também nós e ninguém sabe o dia exato que Jesus Cristo o nosso SALVADOR nasceu, mas Ele nasceu e nesse dia temos que pregar, ensinar a Palavra de Deus. LEIAM A BÍBLIA! JOÃO 3.16; JOÃO 8.32; JOÃO 14.6.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

Reportagem Especial LEIA MAIS