Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Terça-feira, 24 de Maio de 2016, 19:15 - A | A

Terça-feira, 24 de Maio de 2016, 19h:15 - A | A

Cinema

Cineclube Guarani exibe filme senegalês na quarta-feira

Iniciativa tem como proposta é levar sessões aos espaços onde o cinema não costuma chegar

Wendy Tonhati
Capital News

Divulgação

Cineclube Guarani exibe filme senegalês na quarta-feira

Após a exibição do filme, haverá debate

O Cineclube Guarani exibe na quarta-feira (25), às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o filme “Moolaadé”, do diretor senegalês Ousmane Sembene. A entrada é franca.

A história de Moolaadé situa-se num vilarejo africano afastado de qualquer cidade grande, num lugar onde prevalece o costume da “purificação” feminina, isto é, a tradição da excisão clitoriana como rito de passagem. Collé é a única mulher deste vilarejo que não permitiu que sua filha fosse mutilada. Para tanto, invocou os poderes da “moolaadé“, algo como uma deprecação mágica que só pode ser quebrada por quem a invocou.

O conflito se intensificará quando duas mentes masculinas esclarecidas, alimentadas pelo manjar iluminista da cultura francesa, entrarem no conflito: o filho do líder da vila e o ambíguo comerciante (misto de usurário, conquistador barato e humanista) apelidado de “Mercenário”. Eles são, por assim dizer, a consciência superior daquele cosmo, já que adquiriram a capacidade de olhar aqueles valores culturais numa perspectiva distanciada. São, em certo sentido, alter-egos do diretor.

Cineclube Guarani
O Cineclube tem como proposta é levar sessões gratuitas de filmes e debates aos espaços onde o cinema não costuma chegar. O nome do projeto é uma homenagem do grupo ao Povo Guarani. Formado por ativistas de movimentos sociais campo-grandenses, o novo coletivo tem por objetivo descentralizar o acesso à arte e à informação e alcançar os mais diversos públicos do município: comunidades quilombolas, aldeias urbanas, moradores de bairros periféricos.

Após a exibição do filme, haverá debate mediado por João Aquino, acadêmico do curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

A entrada é gratuita e aberta à comunidade geral. A classificação indicativa do filme é 14 anos.
O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar, Centro.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS