Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Segunda-feira, 29 de Junho de 2015, 07:42 - A | A

Segunda-feira, 29 de Junho de 2015, 07h:42 - A | A

Feira Literária de Bonito

Bonito fará primeira Feira Literária com homenagens ao poeta Manoel de Barros

Diversos estilos literários, adaptações, contações de história e palestras preenchem uma agenda intensa

Melissa Schmidt
com informações da assessoria

 

Assessoria

bonito feira literaria

 

A Feira Literária de Bonito (FLIB) irá reunir mais de 40 atividades entre os dias 8 a 11 de julho. Os quatro dias de evento terão ainda de espaços permanentes de visitação com o pavilhão das letras, exposição de livros, biblioteca e intervenções artísticas. O objetivo é promover a troca de experiências entre autores, editores e leitores. Uma agenda intensa que inicia todos os dias às 7h30 da manhã e só encerra por volta das 22 horas. 

 

Um espaço especial para a realização do evento será montado na Praça da Liberdade no centro de Bonito. O evento tem referência na obra de Manoel de Barros e até os locais lembrarão, serão dois auditórios batizados de Espaço Cabeludinho e Espaço Bernardo, além do ambiente central Bugre Velho, nomes de personagens do poeta. Cada um dos lugares irá abrigar palestras com autores como Mário Alex Rosa, Ivana Arruda, André Sant’Anna, Marcelo Mirisola e Eucanaã Ferraz e também oficinas e workshops de literatura infantil, leitura de poema, blog literário, gibi na sala de aula, entre outros. 

Toda a praça será ocupada com intervenções artísticas com Emmanuel Marinho e Ruberval Cunha. No palco central, todas as noites, serão apresentados espetáculos teatrais.

No dia 08, quarta-feira, a primeira peça é “Delírio da Palavra” com Jonas Bloch, na quinta-feira, 09, às 21h é a vez da atriz e poetisa Elisa Lucinda subir ao palco com “Viver de Poesia”. Na terceira noite, 10 de julho, o ator Espedito Di Montebranco encena “Diário de Madalena”. 

As noites também serão dedicadas ao “Dedo de Prosa” um momento de bate papo com os autores onde a interação com leitores irá elevar ao máximo a intenção da feira de aproximar toda a cadeia da literatura. 

 

Outras mesas-redondas serão dedicadas às adaptações da literatura para o cinema e a poesia na música. Os cineastas Joel Pizzini, Essi Rafael, Miguel Horta, AboudLahdo e o ator Antônio Pitanga irão debater o tema com a mediação da jornalista e cineasta, Marinete Pinheiro. Música e Poesia é tema para o jornalista Oscar Rocha e o também jornalista e músico, Rodrigo Teixeira.

 

O cinema terá ainda um espaço para exibição de curtas produzidos em Mato Grosso do Sul de adaptações de obras literárias. Nove curtas metragens serão apresentados e seguirão com debates com seus diretores.

 

O poeta Manoel de Barros, homenageado da FLIB terá uma mesa toda dedicada ao seu trabalho, a curadora Maria Adélia Menegazzo, estudiosa dos trabalhos do escritor fará a palestra “Manoel de Barros – A Poesia e a Natureza”

 

Serviço - A Feira Literária de Bonito terá sua primeira edição de 8 a 11 de julho, na Praça da Liberdade em Bonito. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Bonito e do Ministério da Cultura, com a organização da Mandalla Produções e conta com a parceria da Fecomercio, Sesc, Livraria Leparole, Saraiva, União Brasileira de Escritores seccional de Mato Grosso do Sul, Gráfica e Editora Alvorada, Grupo Compania das Letras, Life, Gibiteca. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS