Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Terça-feira, 02 de Julho de 2019, 17:49 - A | A

Terça-feira, 02 de Julho de 2019, 17h:49 - A | A

Fenearte

Artesãos representam MS em Pernambuco

Feira é o maior da América Latina

Elaine Silva
Capital News

Divulgação

FIC libera verba para capacitação de artesões em Coxim

Evento dura 12 dias e é o maior da América Latina

Os artesãos e entidades do artesanato que irão representar Mato Grosso do Sul na 20ª edição da Fenearte,foram selecionados por edital, considerando a referência à cultura popular (inspiração nos elementos da cultural local, com utilização de técnicas e materiais daquela região), a criatividade (originalidade, não seguindo normas preestabelecidas e nunca imitando o que já foi feito repetidas vezes por outros artesãos), consciência ambiental, entre outros critérios. O evento será realizado de 03 a 14 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco.

 

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul possibilita a participação de artesãos Ana Vitorino Leodério, Olinda Vergilio e Rosenir Batista, e as Entidades do Setor Artesanal: Artems (Associação de Artesanato de MS), Proart (Associação dos Produtores de Artesanato e Artistas Populares de MS,  e Uneart (União Estadual dos Artesãos de Mato Grosso do Sul), que vão apresentar ao público da feira artesanatos tradicionais, artesanato indígena das etnias Kadiwéu e Terena e de arte popular: são bonecas, utilitários e produtos decorativos em cerâmica, flores em madeira, peças em cabaça, madeira, fibra, osso, couro, lã de carneiro, entre outros. São peças que retratam costumes, tradições e demais referências culturais do Estado, sendo produzidas, em grande parte, com matérias primas locais, manifestando a criatividade e a identidade cultural do povo sul-mato-grossense.

 

O Estande de Mato Grosso do Sul, de acordo com a assessoria, terá um espaço coletivo de 35m², para divulgação e comercialização de produtos artesanais do Estado na feira. Fica sobre a responsabilidade da FCMS transportar as peças de artesanato de Campo Grande/MS a Olinda/PE e de Olinda/PE a Campo Grande/MS, com investimentos que totalizam R$ 27 mil. Os selecionados vão arcar com as próprias despesas de passagens, traslados, hospedagem e alimentação durante todo o evento. 

 

Considerada a maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte tem como objetivo valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs, funcionando como importante elemento estruturador da Cadeia Produtiva do artesanato local. Durante os 12 dias, as mais significativas criações artesanais do Brasil e do mundo podem ser encontradas no evento.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS