Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2019, 10:36 - A | A

Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2019, 10h:36 - A | A

Tecnologia

WhatsApp limita reenvios de mensagens para combater o Fake News

Anteriormente era possível reenviar uma mensagem para outros 20 usuários ou grupos

Flavia Andrade
Capital News

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com fim da hegemonia da TV, internet pode ser decisiva nestas eleições

Anteriormente era possível reenviar uma mensagem para outros 20 usuários ou grupos

Nesta segunda-feira (21), o aplicativo de conversas WhatsApp está limitando para cinco o número de vezes que um usuário pode reenviar um texto, em uma tentativa de combater disseminação de informações falsas e rumores.

 

Buscando combater o fake News e a disseminação de rumores em mídias sociais que levaram a assassinatos ou tentativas de linchamento, os responsáveis pelo aplicativo de mensagens Whatsapp, que anteriormente, haviam disponibilizado para que os usuários pudessem reenviar uma mensagem para 20 outros usuários ou grupos. O limite de cinco reenvios expande para nível global uma medida que o WhatsApp colocou em prática na Índia em julho de 2018.

 

Com 1,5 bilhão de usuários, o WhatsApp está tentando encontrar formas de impedir o uso indevido do aplicativo, em meio a preocupações globais de que a plataforma está sendo usada para disseminar notícias falsas, fotos manipuladas, vídeos fora de contexto e boatos transmitidos por mensagens de áudio.

 

O sistema de encriptação de ponta a ponta do aplicativo permite que grupos de centenas de usuários troquem textos, fotos e vídeo fora do alcance de checadores de fatos ou mesmo da própria plataforma.

 

Em 2014, o WhatsApp foi comprado pelo Facebook e garante o lançamento de uma atualização para ativar o limite a partir desta segunda-feira.

 

Os usuários de dispositivos Android receberão a atualização primeiro e depois os usuários de aparelhos da Apple terão que atualizar o aplicativo.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS