Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 24 de Maio de 2018, 11:47 - A | A

Quinta-feira, 24 de Maio de 2018, 11h:47 - A | A

transporte público

Veículos articulados, carros de reforço das linhas e “fresquinhos” param de circular

Escala de serviços das férias escolares é antecipada para evitar o desabastecimento da frota do transporte público da Capital

Flávio Brito
Capital News

Deurico/Capital News

Foto ilustrativa de transporte coletivo, ônibus, coletivo, transporte publico

Representantes da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e do Consórcio Guaicurus se reuniram na manhã desta quinta-feira (24) para traçar um plano de ação e discutir as medidas que serão adotadas para a racionalização do combustível usado no transporte coletivo urbano de Campo Grande, de forma a não haver prejuízo à população, neste período de greve nacional  dos caminhoneiros. 

 

Participaram da reunião representantes da Agetran, do Consórcio Guaicurus, da  Viação São Francisco, da  Jaguar Transportes Urbanos, da  Viação Cidade Morena e da Viação Campo Grande. O objetivo foi definir estratégias para reduzir os efeitos do desabastecimento de combustível na Capital, que pode levar a paralisação total das linhas.

 

Ficou estabelecido que as empresas da concessionária do transporte coletivo municipal  irão adotar o Plano Operacional de Férias, que consiste em reduzir os reforços das linhas de ônibus e a retirada das linhas executivas.

 

A partir desta quinta-feira (24) as linhas executivas serão substituídas por convencionais. Já nesta sexta-feira (25) as linhas executivas serão retiradas de circulação. Os veículos articulados também serão substituídos por ônibus convencionais após às 8h horas da manhã.

 

Durante todo o período, a Agetran irá acompanhar a operação e solicitar os ajustes que se apresentarem necessários.

 

Veja lista de medidas  que serão adotadas pelo Consórcio Guaicurus e Agetran

    • O sistema adota a partir de amanhã escala de serviços das férias escolares, retirando reforço de veículos nos horários de “rush” da manhã e tarde. Cerca de 20 veículos a menos.
    • Carros da Linha Executiva (fresquinhos) deixam de circular, pois consomem 30% a mais de combustível. Retirados de linha 23 ônibus. Todas as linhas executivas são atendidas pelos carros convencionais.
    • Ônibus articulados (32 carros) deixam de circular a partir desta quinta-feira. Consomem o dobro de combustível  em comparação com os carros convencionais. Se ocorrer aumento da demanda, a situação será revista.
    • Consórcio Guaicurus e Agetran irão acompanhar as linhas com baixa demanda de passageiros, podendo efetuar possíveis ajustes no número de carros.
    • Motoristas estão sendo orientados a levar essas informações aos passageiros.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS