Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 18 de Abril de 2018, 13:13 - A | A

Quarta-feira, 18 de Abril de 2018, 13h:13 - A | A

MOBILIDADE URBANA

Trânsito de Campo Grande receberá R$ 6,9 milhões em investimentos

Central de monitoramento e novos semáforos com onda verde serão instalados na Capital

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Cerca de R$ 6,9 milhões vão ser investidos em mobilidade urbana na Capital. Os recursos do Pró-transporte, programa do Ministério das Cidades, são destinados para implantação de uma central de monitoramento do trânsito e na troca de 200 dos 478 semáforos de Campo Grande.

Deurico/Arquivo Capital News

Foto ilustrativa de Trânsito, IPVA

Os recursos do Pró-transporte, programa do Ministério das Cidades

 

A central terá estrutura para regular o tempo do verde e vermelho em alguns locais específicos. O monitoramento tem por objetivo fazer fluir o tráfego em situações pontuais, principalmente no caso de acidentes, quando há necessidade de interdição na pista.

 

Os semáforos passarão a funcionar de forma sincronizada, com a chamada onda verde, através do uso de GPS. Os sinaleiros já estão sendo trocados em seis cruzamentos da Rua Ceará e em três na Avenida Eduardo Elias Zahran. Também estão sendo instalados novos suportes em todos os cruzamentos da Rua Pedro Celestino

 

O diretor da Agência Municipal de Transporte e  Trânsito (Agetran), Janine de Lima Bruno, nesta etapa, explica  que a substituição de semáforos vai abranger praticamente toda a área central. “Com a sincronização, o trânsito vai fluir melhor, permitindo ao motorista  encontrar sempre o ‘verde’ na passagem dos cruzamentos, se mantiver uma velocidade constante. Infelizmente, a falta de investimento nos últimos anos, quando recursos foram perdidos, acabou sucateando os equipamentos, que agora serão trocados”, explicou.

 

A mudança será ampliada, de forma gradativa, com recursos próprios, para abranger todos os sinaleiros.  “Os antigos aparelhos serão restaurados e poderão ser aproveitados em novos cruzamentos, onde houver demanda e os estudos técnicos mostrarem necessidade”, pontuou.

 

Manutenção

A Agetran também vai melhorar a estrutura de manutenção dos equipamentos e da sinalização de trânsito vertical e horizontal. 

 

Nos próximos dias será assinado o contrato com o Consórcio CAM, vencedor da licitação. “Esta licitação inclui o fornecimento de material, placas, tintas, novos semáforos,   que será  utilizado, conforme a disponibilidade financeira da Prefeitura e mediante ordem de serviço . Logicamente, nenhuma despesa será autorizada se não houver dotação orçamentária e financeira“, explica o diretor.

 

Na avaliação de Janine, a agência terá uma atuação mais ágil para atender situações emergenciais e demandas da população com este formato. “Não será preciso um processo licitatório, que depende de um trâmite burocrático próprio, para adquirir, por exemplo, um novo conjunto semafórico”, relatou. Pelo contrato, o consórcio também vai disponibilizar duas equipes para reforçar a estrutura própria da agência de sinalização.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS