Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 06 de Maio de 2016, 09:58 - A | A

Sexta-feira, 06 de Maio de 2016, 09h:58 - A | A

Decisão

TJ-MS decreta ilegalidade de greve e determina retorno de agentes penitenciários

Desembargador considerou legitimidade do movimento, mas apontou que atividade dos servidores é essencial à segurança pública

Adriel Mattos
Capital News

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS) decretou na quinta-feira (5) a ilegalidade da greve dos agentes penitenciários, determinando o imediato retorno dos servidores ao trabalho. A decisão atende pedido do governo do estado.

Na ação, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) declarou que o movimento é ilegal, já que se iniciou na segunda-feira (2), na semana em que se comemora o Dia das Mães, que é marcado por visitas às penitenciárias.

 

Em sua decisão, o desembargador Júlio Roberto Siqueira Cardoso citou a legislação federal sobre greve, argumentando que a atividade do agente penitenciário “é essencial e indispensável à segurança da população”.

“Portanto, apesar de entender válidos movimentos grevistas e lutas classistas, tenho que no presente caso, especificamente, estão suficientemente evidenciados tanto a probabilidade do direito quanto o perigo de dano, devendo ser resguardado primordialmente o interesse e a segurança da sociedade local”, escreveu. Por fim, o magistrado acatou os pedidos do governo, fixando multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

 

 Saiba mais

  Agentes penitenciários rejeitam proposta do governo de MS e iniciam greve

Outro lado
Ao Capital News, o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do estado (Sinsap-MS), André Santiago, disse que ainda não foi informado da decisão. “Não estou ciente e o sindicato não foi notificado”, frisou.

Ele esclareceu que o trabalho nas penitenciárias não está totalmente interrompido. “Estamos cumprindo a Lei de Execução Penal e garantindo a vida do servidor”, explicou.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS