Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 24 de Janeiro de 2018, 09:14 - A | A

Quarta-feira, 24 de Janeiro de 2018, 09h:14 - A | A

FÉRIAS

TJ alerta que adolescentes podem viajar apenas com documentos com fotos

A intenção é garantir a segurança e proteção ao passageiro

Laura Holsback
Capital News

O Tribunal de Justiça em Mato Grosso do Sul emitiu alerta informando sobre a necessidade de adolescentes terem um documento oficial com foto para viajar tanto para dentro do país quanto para o exterior. A informação se deve ao período de férias que está acabando e esse tipo de público de retornar para casa, mas nem todas as pessoas conhecem as regras.

 

Divulgação/TJ

TJ alerta que adolescentes podem viajar apenas com documentos com fotos

Documento oficial com foto é indispensável para viajar

Segundo o Tribunal, companhias aéreas, por exemplo, exigem apresentação de documento com foto desde que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aderiu norma da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) com a determinação para maiores de 12 anos.

 

A intenção é garantir a segurança e proteção ao passageiro, evitando que outra pessoa se passe por ele ou ainda que o jovem apresente a certidão de nascimento de outra pessoa para viajar. Ou seja, tanto para viagens aéreas quanto para terrestres é indispensável a apresentação do documento com foto.

 

A legislação brasileira permite que adolescentes a partir de 12 anos viajem desacompanhados, no entanto, a autorização judicial não é a regra, tornando-se necessária somente em casos específicos, quando, por exemplo, há a necessidade de suprir o consentimento de um dos pais.

 

Visando esclarecer a população, o Tribunal de Justiça disponibilizou uma cartilha com informações importantes, além de modelos de autorização de viagem nacional e internacional, e de autorização para hospedagem de crianças e adolescentes em hotéis, pensões ou estabelecimentos congêneres.

 

Os esses documentos podem ser acessados clicando aqui.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS