Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Domingo, 03 de Dezembro de 2017, 11:36 - A | A

Domingo, 03 de Dezembro de 2017, 11h:36 - A | A

OBESIDADE INFANTIL

Terapia de Obesidade ajuda crianças a retomar qualidade de vida

O programa desenvolve a reeducação dos hábitos alimentares, de atividades físicas e comportamentais

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Divulgação / Governo de MS

Terapia de Obesidade ajuda crianças a retomar qualidade de vida

Em Campo Grande, o Hospital Regional Rosa Pedrossian (HRMS) tem um programa de referência estadual de TOI

A Terapia de Obesidade Infantil (TOI) proporciona qualidade de vida às crianças com diagnóstico médico de sobrepeso e oferece um trabalho de redução da obesidade infantil e de conscientização familiar.

 

Em Campo Grande, o Hospital Regional Rosa Pedrossian (HRMS) tem um programa de referência estadual de TOI, que desenvolve a reeducação dos hábitos do paciente, sejam alimentares, de atividades físicas e comportamentais, contra a obesidade.

 

Os atendimentos são realizados em grupo, por meio de palestras e atividades que mostram os riscos que a obesidade infantil pode causar. O programa conta com uma equipe multiprofissional composta por pediatra, nutrólogo, nutricionista, psicólogo e professor de Educação Física.

 

Para que o programa atinja o resultado esperado, toda a família participa da terapia. Todo primeiro sábado de cada mês um grupo novo com 15 a 20 crianças é atendido. É necessário o envolvimento e reeducação alimentar da família toda.

 

Além do trabalho médico, é realizada uma avaliação da realidade da criança e seus hábitos em relação às atividades físicas. Com base na rotina é feito um planejamento de atividade física. As recomendações são sempre de acordo com as preferências das crianças para que elas se sintam motivadas.

 

Obesidade infantil

A obesidade infantil ocorre quando uma criança está acima do peso normal para sua idade e altura. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a obesidade infantil um dos desafios mais graves de saúde pública do século 21.

 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças brasileiras está pesando mais do que deveria. O levantamento mais recente aponta que 16,6% dos meninos e 11,8% das meninas entre 5 e 9 anos estão com obesidade. Em relação ao sobrepeso, os números saltam para 34,8% de garotos e 32% de garotas. Além disso, 21,7% dos adolescentes são apontados com sobrepeso.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS