Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 29 de Junho de 2017, 19:15 - A | A

Quinta-feira, 29 de Junho de 2017, 19h:15 - A | A

Conta de Luz

Taxa retroativa referente ao Cosip terá espaço diferenciado na Conta de Energia

Cobrança terá descrição detalhada para facilitar entendimento do consumidor

Flavia Andrade
Capital News

Arquivo/Agência Brasil

O  uso de aparelhos elétricos  pode  refletir em um aumento na conta de luz dos consumidores

Cobrança terá descrição detalhada para facilitar entendimento do consumidor

Após a queda do projeto de lei complementar n° 499/16, que suspendia a cobrança da taxa de iluminação pública por 180 dias. A Cosip foi criada em 2003. Taxa voltará a ser cobrada em conta de energia, com espaço diferenciado, de maneira detalhada, para que seja de fácil entendimento ao consumidor.

Com a queda da Lei Complementar n° 285, de 22 de julho de 2016, em maio deste ano, pelo TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), o qual decretou a inconstitucionalidade da mesma, gerou ao Prefeito, Marquinhos Trad, o dever, e não escolha, de cobrar o que deixou de ser pago (com efeito para todos, retroativo e com eficácia vinculativa),  sob pena de incidir na lei de responsabilidade fiscal, uma vez que ele não pode renunciar receita tributária.

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) consultou a Procuradoria-Geral do Município (PGM) sobre o parcelamento da cobrança garantindo ao máximo, a divisão possível e sem juros para o contribuinte. Conforme o parecer, baseado na lei municipal complementar nº 129, de 2008, que permite a divisão de uma dívida em 10 parcelas, com desconto de 100% nos juros.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS