Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 08 de Julho de 2019, 16:08 - A | A

Segunda-feira, 08 de Julho de 2019, 16h:08 - A | A

Filme

Surrealismo francês no MIS

Cine Café irá exibir o filme ‘O Discreto Charme da Burguesia”

Elaine Silva
Capital News

Divulgação/Portal MS

Surrealismo francês no MIS

Entrada é franca

Nesta segunda-feira (8) o Cine Café exibe o filme “O Discreto Charme da Burguesia” que é uma ácida e surrealista crítica à hipocrisia da burguesia, contada por meio da história de seis amigos que se reúnem para um jantar que acaba sendo interrompido por estranhos acontecimentos que misturam realidade com devaneios e sonhos das personagens. O projeto é realizado no Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e começa às 19 horas, com entrada franca. 

 

O cineasta Luis Buñuel, é um dos maiores representantes do movimento surrealista no cinema. Conforme a assessoria, o termo surrealismo, cunhado pelo poeta André Breton, traz um sentido de afastamento da realidade comum que o movimento surrealista celebra desde o primeiro manifesto, de 1924. Na teoria de Breton, a arte surrealista procura resolver a contradição vigente, até aquele momento, entre sonho e realidade pela criação de uma realidade absoluta – a suprarrealidade, em que os artistas, em contato com a obra de Sigmund Freud e a psicanálise, valorizam o mundo onírico, o irracional e o inconsciente.

 

Filme 

“O Discreto Charme da Burguesia”, com direção de Luis Buñuel, tem uma hora e 42 minutos de duração e a classificação indicativa é livre. Venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1973, tendo concorrido pela França. O roteiro original é de Jean-Claude Carrière. A exibição acontece na segunda-feira (8 de julho), às 19 horas, com entrada franca.

 

Serviço

O projeto Cine Café sempre oferece um cafezinho, chá e leite com chocolate e bolachinhas para os cinéfilos que visitam o museu. Para degustar estas delícias, basta trazer sua canequinha. O MIS fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 Centro, no terceiro andar. Telefone: (67) 3316-9178.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS