Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 04 de Julho de 2015, 09:31 - A | A

Sábado, 04 de Julho de 2015, 09h:31 - A | A

Fim do Lixão

Senado aprova maior prazo para fim dos lixões

Capitais e municípios de região metropolitana terão até 31 de julho de 2018 para acabar com os lixões

Alberto Gonçalves
Capital News

Jefferson Rudy/Agência Senado

Senado previdencia calculo

 

O Plenário do Senado aprovou na quarta-feira (1º) mais prazo para fim dos lixões. Essa foi uma reivindicação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei do Senado (PLS) 425/2014, que prorroga, de forma escalonada, o prazo para os municípios se adaptarem à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), regida pela Lei 12.305/2010.
 
A matéria é a primeira de uma lista sugerida pela Comissão Especial do Pacto Federativo, que agora segue para análise na Câmara dos Deputados. De acordo com a Agência CNM, o prazo para fechar os lixões e substituir por aterros sanitários encerrou em agosto do ano passado.
 
Entretanto, como a CNM vinha alertando da dificuldade dos gestores em cumprir as determinações. A entidade explica que, mesmo após o fechamento do prazo, quase três mil Municípios não conseguiram cumprir a medida.
 
Por esse motivo, a Confederação defendia a prorrogação do prazo para fechamento dos lixões. Essa proposta foi apresentada pela subcomissão temporária que acompanhou a execução da Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2013 e 2014.
 
Prazos
 
Membro da Comissão Especial do Pacto Federativo, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) apresentou uma emenda no Plenário. O texto estabelece prazos diferenciados dependendo do porte dos municípios.
 
As capitais e municípios de região metropolitana terão até 31 de julho de 2018 para acabar com os lixões.
 
Os municípios de fronteira e os que contam com mais de 100 mil habitantes, com base no Censo de 2010, terão um ano a mais para implementar os aterros sanitários.
 
As cidades que têm entre 50 e 100 mil habitantes terão prazo até 31 de julho de 2020. Já o prazo para os municípios com menos de 50 mil habitantes será até 31 de julho de 2021.
 
Recursos
 
A emenda também prevê que a União vai editar normas complementares sobre o acesso a recursos federais relacionados ao tema.

Deurico Ramos / Arquivo Capital News

Senado aprova maior prazo para fim dos lixões

Campo Grande terá até dia 31 de julho de 2018 para acabar com os lixões

Comente esta notícia

João Batista 06/07/2015

Esperamos que os gestores públicos (Prefeitos), tenham a consciência da obrigação de honrar as dadas prorrogadas para finalizarem de vez os lixões em seus municípios. Os aterros também não será a solução, caso não tenha um política de incentivo na criação de empresas recicladoras dos resíduos que os aterros não poderão receber como: eletroeletrônicos, Linha branca, pneus,entulhos, vidros e lâmpadas.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

Reportagem Especial LEIA MAIS