Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 27 de Novembro de 2017, 09:34 - A | A

Segunda-feira, 27 de Novembro de 2017, 09h:34 - A | A

CONCILIAÇÃO

Semana Nacional da Conciliação começa em Campo Grande

Mais 200 audiências de danos morais, processos previdenciários e renegociação serão realizadas

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Assessoria/Divulgação

Semana Nacional da Conciliação começa hoje em Campo Grande

A Semana Nacional de Conciliação vai até sexta-feira (01)

A 12ª edição da Semana Nacional da Conciliação começa nesta segunda-feira (27). A Central de Conciliação (Cecon), instalada no Núcleo de Práticas Jurídicas (Prajur) da Uniderp, realiza audiências em processos da Justiça Federal e do Juizado Especial Federal, com a finalidade de solucionar, de forma pacífica, ações judiciais e pré-processuais.

 

Estão agendadas 200 audiências de danos morais, processos previdenciários, renegociação, inadimplência de empréstimos e cartão de crédito, pendências financeiras de conselhos profissionais ou do Programa de Arrendamento Residencial da Caixa.

 

A conciliação é um método de solução de conflitos que promove a pacificação social, possibilitando que as partes entrem em acordo por meio do diálogo. De acordo com o supervisor da Cecon/MS, Celso Neves, a audiência é feita com a presença de um conciliador, certificado pelo CNJ, e o resultado é homologado pelo Juiz Federal, coordenador do núcleo. 

 

A conciliação também reduz o número de processos judiciais. Até o mês de agosto de 2017 foram pautadas 807 tentativas de conciliação pela Justiça Federal de Campo Grande, resultando na recuperação de mais de R$ 814 mil.

 

Quero conciliar

O cidadão ou a instituição que tenha interesse em incluir seu processo na próxima Semana Nacional de Conciliação deve procurar o tribunal em que o caso tramita, a fim de verificar a possibilidade de inserir a causa na próxima edição do evento. Em caso afirmativo, o próximo passo é enviar uma mensagem para o correio eletrônico [email protected], com o número do processo, o nome da parte, o CPF, o número do contrato e o telefone. A Justiça Federal entrará em contato com as autarquias e entes federais.

 

A Semana Nacional da Conciliação, que é promovida pelos tribunais brasileiros em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), segue até sexta-feira (01).

 

Serviço

12° Semana Nacional de Conciliação na Uniderp

Data: segunda-feira (27) a sexta-feira (01)

Horário: 8h às 18h

Local: Prajur – Uniderp Matriz

Endereço: Rua Ceará, 333 - subsolo do bloco 8

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS