Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 30 de Maio de 2015, 12:03 - A | A

Sábado, 30 de Maio de 2015, 12h:03 - A | A

Dia Internacional do Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente terá plantio de mudas, blitz educativas e oficinas

PMA desenvolve diversas atividades de educação ambiental em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, 5 de junho

Elizângela Lemes
Capital News

Divulgação/PMA

pma atividades

Crianças do Projeto Florestinha fazendo plantio de mudas

A Polícia Militar Ambiental publicou o cronograma de atividades educativas que irá desenvolver durante a Semana do Meio Ambiente, que começa na segunda-feira (1º) e vai até sexta-feira (5). A ação acontece em parceria com diversos órgãos e comemora o Dia Internacional do Meio Ambiente (5).


Em Campo Grande, entre os dias 1 a 3 de junho, às 13h30, as crianças e adolescentes do Projeto Florestinha desenvolverão diversos trabalhos educativos, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMADUR) e Ministério Público Estadual. No Centro de Educação Ambiental Florestinha (CEA/FLORESTINHA), localizado do Parque Cônsul Assaf Trad, o projeto receberá 70 alunos por dia, do Centro de Educação Infantil Domenica e escola Balão Mágico, para trabalhos de Educação Ambiental.

Divulgação/PMA

pma atividades

Crianças visitarão museu de animais empalhados e aprenderão preservação ambiental


De acordo com a PMA, as oficinas educativas serão de reciclagem de papel, palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos. As crianças visitarão o museu de animais e peixes taxidermizados (empalhados), assistirão a uma palestra sobre a importância da fauna, pesca e atropelamentos de animais silvestres e explicações  sobre as causas que levaram os animais a estarem empalhados e não na natureza.


Outras atividades como apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, plantio de Mudas, palestra sobre desmatamento, erosões e importância da flora, dentre outras, compõem a programação da Semana.


Blitz Educativa
Na segunda-feira (1º) à partir das 14h30min, várias crianças e adolescentes do Projeto Florestinha, funcionários e técnicos do Ministério Público Estadual realizarão uma blitz educativa, na avenida Cônsul Assaf Trad, nas proximidades do semáforo do Shopping Bosques dos Ipês.

Divulgação/PMA

pma atividades

Oficinas, teatro de fantoches e palestras sobre meio ambiente fazem parte do cronograma de atividades


Cronograma das cidades do interior
Aquidauana - As ações de educação ambiental também acontecem em algumas cidades do interior. Em Aquidauana, as crianças e adolescentes do Projeto Florestinha farão na segunda-feira (1º), junto com a PMA, a limpeza do córrego Água Preta. Na terça-feira (2) acontece uma blitz educativa e na quarta-feira (3) farão plantio de mudas das matas ciliares do córrego Água Preta.


Ribas do Rio Pardo – Sábado (6), a PMA de Campo Grande, a Prefeitura Municipal, de Ribas, pescadores profissionais e amadores, ribeirinhos e a comunidade, realizarão a limpeza do rio Pardo, com participação de 20 embarcações. As atividades partem do balneário Mantena, à Usina Hidrelétrica Mimoso. É o 9º ano consecutivo que a limpeza do rio é realizada.


Dourados - Nos dias 1, 2 e 3 de Junho a PMA de Dourados montará um estande,  com animais taxidermizados e produtos de crimes ambientais, no intuito de discutir com a população os vários temas importantes relativos ao equilíbrio ambiental. O estante será montado em um evento do Instituto de Meio ambiente de Dourados (IMAM), na Universidade Unigran de Dourados.
Batayporã - No dia 6 de junho, A PMA participa do Passeio Ecológico pelo rio Baía, o qual é realizado anualmente pela Prefeitura Municipal de Batayporã e várias entidades.

Divulgação/PMA

pma atividades

A Semana acontece também em alguma cidades do interior, com diversas atividades de educação ambiental


Corumbá – Entre os dias 1 a 5 de junho, a PMA realiza trabalhos de Educação Ambiental para 260 alunos do Instituto Federal. Haverá passeio no rio com palestras, na lancha do Projeto Sala de Aula Flutuante da PMA, pelo rio Paraguai e Baía do Tamengo. Também serão desenvolvidos trabalhos de Educação Ambiental no quartel da Polícia Militar Ambiental. Trabalho de orientação aos turistas no Porto Geral também serão realizados.


Navirái - A PMA de Dourados e Naviraí realizarão, nos dias 12 e 13 de junho, teatro de fantoches e trilhas ecológicas com alunos de Naviraí, no Parque Municipal e no Quartel da PMA.


Iguatemi – De 22 à 26 de junho, a PMA de Dourados estará com o labirinto ambiental e palestras sobre conservação ambiental, resíduos sólidos, fauna, desmatamento e vários outros temas. O labirinto terá ambientes montados com os problemas ambientais de incêndios, erosões, desmatamentos. As crianças caminharão pelo labirinto até encontrarem um ambiente equilibrado.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS