Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 23 de Janeiro de 2018, 18:19 - A | A

Terça-feira, 23 de Janeiro de 2018, 18h:19 - A | A

Fim de férias

Sem documentos com foto adolescentes não podem viajar

Intenção é garantir a segurança e proteção ao passageiro, evitando que outra pessoa se passe por ele

Flávio Brito
Capital News

Com o fim das férias escolares, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) alerta que é preciso apresentar documento com foto para viajar com  crianças e adolescentes A regra vale desde que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aderiu norma da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e determinou que maiores de 12 anos devem mostrar documento com foto em viagem aérea.

 

A intenção é garantir a segurança e proteção ao passageiro, evitando que outra pessoa se passe por ele ou ainda que o jovem apresente a certidão de nascimento de outra pessoa para viajar. Ou seja, tanto para viagens aéreas quanto para terrestres é indispensável a apresentação do documento com foto.

 

A legislação brasileira permite que adolescentes a partir de 12 anos viajem desacompanhados, no entanto, a autorização judicial não é a regra, tornando-se necessária somente em casos específicos, quando, por exemplo, há a necessidade de suprir o consentimento de um dos pais.

 

Visando esclarecer a população, o Tribunal de Justiça disponibilizou uma cartilha com informações importantes, além de modelos de autorização de viagem nacional e internacional, e de autorização para hospedagem de crianças e adolescentes em hotéis, pensões ou estabelecimentos congêneres. Os esses documentos podem ser acessados pelo link.

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS