Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 30 de Outubro de 2017, 10:54 - A | A

Segunda-feira, 30 de Outubro de 2017, 10h:54 - A | A

Contra o crime

Secretarias vão trocar informações para o combate à violência

Sejusp, do Estado, e Sesde, a Prefeitura de Campo Grande, firmaram parceria para acesso ao Sigo e videomonitoramento

Flávio Brito
Capital News

Divulgação/Sejusp

Secretarias vão trocar informações para o combate da violência

O convênio que possibilita a parceria entre a Sejusp e a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio das Secretarias de Segurança, para a troca de informações de suas bases de dados foi publicado nesta segunda-feira (30), no Diário Oficial do Estado. O termo de cooperação garante acesso ao Sistema Integrado de Gestão Operacional (Sigo)  e, como  contrapartida  do  município,  a liberação para o Estado do  banco  de  dados  do  Centro Integrado  de  Controle  Operacional    (CCO) –videomonitoramento–  e  acesso  à  base  de  dados do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano)

Segundo o secretário estadual de Segurança, José Carlos Barbosa, a parceria vai facilitar o trabalho das áreas de inteligência da secretaria e da Guarda Municipal da Capital.  O acordo de cooperação foi fechado no dia 24 de outubro.

“É muito claro que, na questão de segurança pública, precisamos trocar informações para chegar a um determinado resultado, e sabemos da importância em promover cada vez mais os setores da inteligência, e com esse convênio vamos disponibilizar senhas do Sigo para a Guarda Municipal, e dessa forma ela atuará com mais eficiência no trabalho do dia a dia. Será um grande avanço para o combate ao crime em nossa Capital”, completou Barbosa.

A partir de agora, os guardas municipais terão acesso ao sistema Sigo e todas as informações contidas nele, e em contrapartida a segurança pública do Estado também terá acesso às informações do município, que farão parte do banco de dados da Superintendência de Inteligência.

José Carlos Barbosa finalizou dizendo que a melhor maneira de combater a criminalidade é investir na inteligência. “Não podemos ter policiais em todos os lugares ao mesmo tempo, é humanamente impossível, então nos resta investir em tecnologias e em parcerias que fortalece o trabalho das forças de segurança”, finalizou o secretário.

“Quando os profissionais estiverem de serviço nas ruas, verificando mandados de prisão, regularidade de veículos, de forma instantânea, vão ter mais informações para fazerem seus trabalhos”, reforçou o secretário especial de Segurança e Defesa Social de Campo Grande, Valério Azambuja

De acordo com a prefeitura da Capital, haverá troca de dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS