Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 29 de Março de 2018, 12:11 - A | A

Quinta-feira, 29 de Março de 2018, 12h:11 - A | A

Semana Santa

Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro celebra o Tríduo Pascal

Nesta quinta-feira (29), é celebrada a missa da Instituição da Eucaristia (Lava Pés)

Flávio Brito
Capital News

Deurico/Capital News

 Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro comemora 75 anos

Programação vai até o Domingo de Páscoa

A Semana Santa celebra o mistério da Paixão, da Morte e da Ressurreição de Jesus Cristo. A semana começou no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição, no Domingo de Páscoa.

 

Nesta quinta-feira (29), se inicia a fase mais importante da Semana Santa. Neste dia é celebrada a missa da Instituição da Eucaristia (Lava Pés). No Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a missa será às 19h.

 

“Na Quinta-feira Santa lembramos a última ceia de Jesus com seus discípulos, quando Ele anuncia que será morto. Nessa ocasião Jesus faz a instituição da Eucaristia (cria a missa) e cria também a “figura” do sacerdote, do padre, quando ele diz “Fazei isto em memória de mim”. Foi nesta mesma ceia que Ele fez ainda um gesto muito significativo: lava os pés dos discípulos e diz que todos eles devem lavar os pés uns dos outros, ou seja, servir”, explica o Pe. Dirson Gonçalves, reitor do Santuário.

 

Amanhã, na Sexta-feira Santa, Jesus é crucificado. Motivo de luto, esse é o único dia do ano que não se celebra missa. Apenas se faz a celebração da morte dele com a Celebração da Paixão do Senhor, às 15h. Além da Celebração, o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realizará uma Via Sacra nas ruas do bairro Amambai, às 19h.

 

Neste Sábado Santo, 31, o Santuário celebra a Vigília Pascal às 19h. “É dia de espera. A noite das luzes. Todos levam velas para fazer a vigília. Faz-se leituras bíblicas desde o antigo testamento até o novo, lembrando que Deus é bom, é fiel”, ressalta Pe. Dirson Gonçalves.

 

A Semana Santa encerra com o Domingo de Páscoa, dia em que Jesus ressuscitou. Páscoa significa “Passagem” da morte para a vida. “Domingo é dia de alegria. Volta-se a cantar os hinos de Glória e Aleluia, que não são entoados durante a quaresma. É um dia de festa. Jesus está vivo”, conta o reitor do Santuário.

 

Programação

QUINTA-FEIRA SANTA (29/3)

19h  Missa da Instituição da Eucaristia (lava pés)

21h às 23h  Vigília e Adoração

 

SEXTA-FEIRA SANTA (30/3)

06h  Caminhada da Fé

7h ás 14h   Vigília e Adoração.

15h  Celebração da Paixão do Senhor

19h   Via sacra nas ruas do bairro

 

SÁBADO SANTO (31/3)

17h Batizado Adultos

19h  Missa da Vigília Pascal

 

DOMINGO DE PÁSCOA 

7h  Missa de Páscoa

10h  Missa de Páscoa

16h  Missa de Páscoa – 1ª Eucaristia Adolescentes

18h  Missa de Páscoa

20h  Missa de Páscoa– 1ª Eucaristia Adultos

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS