Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 13 de Julho de 2018, 08:39 - A | A

Sexta-feira, 13 de Julho de 2018, 08h:39 - A | A

SAÚDE

Santa Casa da Capital vai realizar transfusão de medula

Inicialmente serão realizados transplantes com a medula dos próprios pacientes, para habilitar o hospital para a transfusão entre gêmeos e até não parentes

Flávio Brito
Capital News

A Santa Casa de Campo Grande iniciou nesta quinta-feira (12) a implantação do serviço de transfusão de medula. O formato do procedimento e tratamento foi apresentado à diretoria do hospital pelo médico Marcelo Souza, especialista em transplante medular, hematologia clínica e oncologia pediátrica.

 

No início os transplantes devem ser autólogos (com medula do próprio paciente), com previsão de evolução para as demais modalidades que são os singênicos (de irmãos gêmeos) e os alogênicos (de aparentados e não parentes). De acordo com o especialista, o início do trabalho com os transplantes autólogos facilita o ingresso do hospital na especialidade. 

 

“Os transplantes autólogos necessitam de condições menos complexas de instalações físicas e tecnológicas e abre a porta para que se evolua às demais modalidades em curto espaço de tempo”, explicou.

 

Além de tirar todas as dúvidas sobre o início dos transplantes, o médico falou sobre doenças que podem ser tratadas pela transfusão de medula, como é o caso das leucemias agudas e crônicas, síndrome mielodisplásica, transtornos da CTH, transtornos mieloproliferativos como linfoma não Hodgkin, transtornos linfoproliferativos, anormalidades congênitas dos eritrócitos, entre muitas outras.

 

Para o presidente da ABCG-Santa Casa, Esacheu Nascimento, a implantação do serviço vai ajudar a centenas de sul-mato-grossenses que hoje precisam buscar o tratamento em outros estados. “Quem depende de uma transfusão de medula em Mato Grosso do Sul, atualmente, é forçado a se deslocar para locais como o interior do Estado de São Paulo em busca do tratamento, abriremos uma porta importante para estes pacientes”, disse.

 

Após a reunião, o presidente solicitou aos técnicos da instituição que iniciem imediatamente um processo de avaliação das necessidades do hospital para os procedimentos e a produção da documentação necessária para a busca das condições adequadas e da habilitação do serviço junto ao Sistema Único de Saúde para que o serviço seja implantado o quanto antes na Santa Casa.

 

Estavam presentes na apresentação o presidente da Instituição, Dr. Esacheu Nascimento, os membros da diretoria executiva Arly Serra, Marcos Alceu Villalba, e Alcides dos Santos, além do diretor técnico substituto, Dr. Rafael Teixeira e da enfermeira coordenadora da Organização de Procura de Órgãos, Ana Paula das Neves.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS