Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 22 de Julho de 2017, 07:34 - A | A

Sábado, 22 de Julho de 2017, 07h:34 - A | A

Atendimento

Programa leva assistência médica à comunidade rural do Sul do Estado

Fátima do Sul receberá a equipe do Senar/MS em unidade de saúde

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/Assessoria

Programa leva assistência médica à comunidade rural do Sul do Estado

Fátima do Sul receberá a equipe do Senar/MS em unidade de saúde

A quarta edição do Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher, iniciativa do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural será neste sábado (22), em Fátima do Sul. O evento acontecerá na unidade da Estratégia da Saúde da Família (ESF) do Jardim Brasilândia.

De acordo com o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, “Pesquisas recentes apontam que a expectativa de vida do cidadão aumentou de 63 para 75 anos de idade. Um avanço que demonstra o quanto é fundamental investir em ações e programas preventivos. Por isso, estamos empenhados em buscar parcerias para atender cada vez mais e melhor a população da área rural”, pontua.
O evento é uma realização do Senar/MS, em parceria com o Sindicato Rural de Fátima do Sul, secretarias municipais de Saúde, Educação, Cultura e Assistência Social, além da Sociedade Brasileira de Urologia – SBU/MS.

Para o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, “No primeiro semestre de 2017, levamos o programa para três municípios: Corumbá, Três Lagoas e Novo Horizonte do Sul. Com o serviço das equipes de saúde, ao todo, atendemos aproximadamente 1.700 pessoas e realizamos 4.400 procedimentos. Esse resultado mostra como ações voltadas à saúde tem beneficiado de forma direta a sociedade local”, conclui.

Acompanhe a programação:

A abertura está marcada para 7 horas, com início da coleta de sangue para os exames de PSA (conhecido por Antígeno Prostático Específico e que serve para diagnosticar alterações na próstata), coleta de preventivo e consulta com médicos urologistas. Às 8 horas será realizada uma palestra com o médico urologista sobre prevenção de câncer de próstata e câncer de pênis.


Durante todo o dia será possível a realização de testes rápidos (HPV, Hepatite B e C, Sífilis) e Glicemia Capilar. A iniciativa é voltada para toda família, sendo que haverá atividade de recreação para crianças, brincadeiras pedagógicas, Espaço Beleza, orientações odontológicas, vacinas e consulta com médico dermatologista.

E tem novidades: a ação contará ainda com uma equipe do Procon que dará orientações aos consumidores para maior transparência nas relações de consumo. Haverá também a emissão de carteira de trabalho a quem necessitar.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS