Unidade do hipermercado Extra, que fica na rua Maracaju, em Campo Grande, voltou a ser alvo de fiscalização pelo Procon-MS, devido ao grande número de reclamações e denúncias registradas por consumidores. Dentre as irregularidades constatadas, estão produtos com data de validade vencida, sem informações de datas, impróprios para consumo e até com divergência de preço de quase 100% entre o mostrado na etiqueta e cobrado no caixa.
De acordo com o órgão, todos os produtos irregulares foram descartados por funcionários do supermercado na presença dos fiscais. O estabelecimento é reincidente na apresentação de ocorrências desse tipo, e já foi multado em janeiro deste ano, por irregularidades semelhantes.
Durante a análise, foram encontrados, por exemplo, inúmeros pacotes de ração canina perfazendo um total de 152 kg, com embalagem violada ou sem informação quanto ao prazo de vencimento; aproximadamente 26 kg de queijo fora da validade ou sem informação de vencimento; E, mais: 13 kg de peixe congelado cujo vencimento se deu há 15 dias.
Os fiscais ainda encontraram produtos com preços conflitantes entre os que estavam expostos nas gôndolas e os efetivamente cobrados nos caixas. Um café, por exemplo, estava exposto por R$ 9,90, mas, ao se dirigir ao caixa, o consumidor foi cobrado em R$ 19,50, ou seja, quase o dobro.
Também foram constatadas irregularidades idênticas, porém em índices menores, em chocolates, pipocas, barras de cereais, torresmo frito, ketchup, amaciante de roupas, absorventes, entre outros. O superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, orienta os consumidores em relação aos cuidados que devem tomar quando forem ao supermercado:
“Nunca deixem de verificar alguns detalhes como o prazo de validade, as condições de armazenamento e de embalagem e fiquem atento a divergência de preços que, por ventura existir entre as gôndolas e os caixas. Denunciem e ajudem o Procon a evitar que sejam prejudicados”, afirma.