Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018, 12:48 - A | A

Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018, 12h:48 - A | A

BOLSA DE ESTUDO

Processo seletivo com 550 vagas do Vale Universidade é autorizado

Programa garante desconto de até 90% nas mensalidades para alunos carentes

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Leca / Governo de MS

Processo seletivo com 550 vagas do Vale Universidade é autorizado

Várias autoridades participaram da solenidade realizada na Governadoria

O processo seletivo do Vale Universidade 2018 foi autorizado pela governadora em exercício, Rose Modesto, na tarde de terça-feira (16). Foram abertas 400 vagas no Vale Universidade e 150 no Vale Universidade Indígena.

 

Para os alunos de instituições privadas que são conveniadas ao programa, o incentivo chega a 90%. O Governo do Estado paga diretamente à universidade ou faculdade até 70% do valor da mensalidade e a instituição oferece uma dedução de 20%. Já os estudantes de instituições públicas, recebem uma bolsa mensal como incentivo para continuar estudando.

 

A governadora em exercício se emocionou ao lembrar da própria história. Ela se formou em História com uma bolsa de estudos. “Só consegui concluir meu curso porque fui aluna bolsista. O sonho foi enorme, mas o recurso era pequenininho. E eu, com aquela vontade enorme, fiz a inscrição, passei, mas não sabia nem como ia pagar. Graças a Deus recebi a oportunidade de poder prestar o meu serviço como estagiária e concluir o meu curso, que fez toda a diferença na minha vida”, disse.

 

Os alunos selecionados devem realizar estágio no período matutino ou vespertino, compatíveis com o horário escolar. As instituições são indicadas pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).

 

O Vale Universidade foi ampliado para atender mais alunos, o número de vagas saltou de 1,5 mil para 2 mil. Todos os anos, são beneficiados 1,8 mil alunos com o Vale Universidade e 200 com o Vale Universidade Indígena. As vagas para novos alunos são abertas conforme os bolsistas vão concluindo o curso.

 

As inscrições poderão ser feitas pelo site Sedhast, no período de 15 de fevereiro a 2 de março. Entre os requisitos para inscrição no Vale Universidade estão: ter renda individual igual ou inferior a R$ 1.448,00 e renda familiar mensal não superior a R$ 2.896,00; não possuir outro curso de graduação e ter residência fixa em Mato Grosso do Sul há mais de dois anos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS