Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Cotidiano Domingo, 23 de Setembro de 2018, 10:02 - A | A

Domingo, 23 de Setembro de 2018, 10h:02 - A | A

ESTAÇÃO

Primavera começa com possíveis mudanças climáticas

De acordo com o Inmet, o fenômeno pode acontecer por atuação de El Niño

Flávio Veras
Capital News

Deurico/Arquivo Capital News

Foto ilustrativa de primavera, clima, flor, inseto

Temperaturas serão acima da médiano MS

A primavera começa no Brasil às 22h53 deste sábado (22) e termina em 21 de dezembro. A estação pode ser marcada pela ocorrência do fenômeno climático El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas da superfície do oceano pacífico. Se confirmado, provavelmente, terá de curta duração e intensidade baixa ou moderada.

 

"A maioria dos modelos dinâmicos e estatísticos, gerados pelos principais centros internacionais de Meteorologia, indicam uma probabilidade superior a 60% que se desenvolva um novo episódio de El Niño, durante o final da primavera/2018 e início do verão de 2019", disse em prognóstico o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

 

O Instituto disse ainda esperar por atualizações futuras sobre o progresso do El Niño. "Existem outros fatores, como a temperatura na superfície do oceano Atlântico Tropical e na área oceânica próxima à costa do Uruguai e da Região Sul, que poderão influenciar o regime de chuvas no Brasil, dependendo da combinação destes fatores durante esta estação".

 

Centro-Oeste

A previsão para a Primavera indica alta probabilidade das chuvas ocorrerem de normal a ligeiramente abaixo da normal em grande parte da Região Centro-Oeste, exceto no sudoeste do Mato Grosso do Sul e extremo norte mato-grossense, em que as chuvas serão mais regulares. As temperaturas serão acima da média, principalmente no sul do Mato Grosso do Sul.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS