Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 06 de Setembro de 2017, 09:33 - A | A

Quarta-feira, 06 de Setembro de 2017, 09h:33 - A | A

ALVOS DE RECLAMAÇÕES

Presidiários irão limpar cemitérios públicos para o Dia dos Finados

Previsão é que projeto começo com 40 homens do semiaberto de Campo Grande

Laura Holsback
Capital News

Divulgação/PMCG

Cemitérios públicos de Campo Grande devem receber 80 mil visitantes

Cemitério Santo Antonio

A sujeira e falta de zelo muitas vezes encontradas nos cemitérios públicos de Campo Grande, por pessoas que vão visitar túmulos de seus entes queridos, parece que deverá dar uma trégua. Ao menos é o que promete a prefeitura com acordo que deverá estabelecer a mão de obra de presidiários para a limpeza, neste Dia dos Finados.

 

Segundo nota divulgada pela administração municipal, está prevista  a assinatura de Termo de Cooperação entre as secretarias municipais de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Infraestrutura e Serviços Públicos e Finanças e Planejamento e a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) para acertar a prestação de serviço.


Inicialmente, o projeto deve começar com 40 homens do semiaberto, atuando nos  três cemitérios públicos da cidade: Santo Antônio, Santo Amaro, e Cruzeiro (São Sebastião)

De acordo com a legislação, os detentos que participarem do projeto terão direito a receber pelo menos 3/4 de um salário mínimo, mais 1/4 de salário mínimo em alimentação. Os presos terão direito, ainda, a redução de um dia de pena, a cada três dias trabalhados.

Boa expectativa
Para o prefeito da cidade, Marquinhos Trad, a preocupação é oferecer à população um local digno de homenagens. “A prefeitura quer entregar à população os cemitérios totalmente revitalizados e prontos para as pessoas fazerem suas homenagens. Com a assinatura deste termo temos a certeza que no Dia dos Finados todos terão a tranquilidade para visitar seus entes queridos”, afirmou.

De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira, este tipo de parceria já foi feita com dez prefeituras no estado. “Já temos esse convênio com 10 municípios. Estamos retomando o que é muito importante, pois desta forma ressocializamos e inserimos na sociedade a mão de obra do preso. Com isso ele tem uma qualificação, uma maneira de sustentar sua família e voltar à integridade da sociedade”, frisou.

Para o vereador Otávio Trad, presidente da Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final, a parceria vem ao encontro do trabalho Câmara Municipal. “Tanto eu, quanto o delegado Wellington, estamos desde o início do ano tentando resolver essa questão da manutenção e segurança dos cemitérios. Conseguimos uma evolução na questão da segurança, mas a manutenção ainda está muito aquém do ideal. Por isso,  tivemos essa ideia de firmar o termo de cooperação”, declarou.

Presidente da Comissão de Segurança Pública, o delegado Wellington salientou a importância de se dar oportunidade aos presos. “Os presos nesta fase de semiaberto, necessariamente precisam de emprego para remir a sua pena. A cada três dias trabalhado é diminuído um dia de pena. Mas, o mais importante é a dignidade que está dando a ele, a oportunidade de um trabalho honesto, onde pode ver um horizonte longe da criminalidade”, finalizou.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS