Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 21 de Setembro de 2016, 07:45 - A | A

Quarta-feira, 21 de Setembro de 2016, 07h:45 - A | A

Araras

Prefeitura realiza manejo para salvar filhotes de araras na Capital

A Prefeitura, Instituto Arara Azul, Corpo de Bombeiros, Exército, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) e Agetran estarão mobilizados

Juliana Brum
Capital News

Prefeitura da Capital realiza nesta manhã (21), das 8h30 às 11h manejo especial para salvar dois filhotes de araras.

 

A ação é para retirar a cinta metálica que liga duas palmeiras e que, no momento, abrigam filhotes com aproximadamente uma semana de vida e que pesam menos de 50 gramas. A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) também está envolvida e organizará o tráfego no local.

 

A Prefeitura, Instituto Arara Azul, Corpo de Bombeiros, Exército, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) e Agetran estarão mobilizados em uma operação para eliminar o risco de acidente no local de reprodução da arara-canindé.

 

 

De acordo com a presidente do Instituto Arara Azul e professora dos programas de mestrado e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp, Neiva Guedes, o acessório de ferro – com cerca 10 quilos - foi instalado pelo poder público para auxiliar no crescimento das palmeiras transplantadas para a região há alguns anos. “As árvores acabaram secando, o que atraiu as araras. Porém, com o desgaste causado pelo tempo e os fenômenos naturais, a parte superior dos troncos ficou oca o que aumenta as chances de rompimento há qualquer momento. Tal acidente provocaria a queda da cinta metálica, podendo matar as aves e causar um dano à população que trafega no local,” esclarece a bióloga.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS