Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 21 de Dezembro de 2018, 09:08 - A | A

Sexta-feira, 21 de Dezembro de 2018, 09h:08 - A | A

Justiça

Prefeitura reajusta cobrança da água em Campo Grande

Serão beneficiadas 187 mil famílias na Capital, com o novo formato de cobrança da utilização da água

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação

Prefeitura reajusta cobrança da água em Campo Grande

Serão beneficiadas 187 mil famílias na Capital, com o novo formato de cobrança da utilização da água

Nesta quinta-feira (20), a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos, finalizou o estudo visando o reequilíbrio financeiro do contrato com relação a tarifa mínima e redução na conta de água, finalizando um impasse judicial, seguindo determinação do Tribunal de Justiça.

 

De acordo com o diretor-presidente da Agereg, Vinicius Leite, “Esse reequilíbrio está sendo feito por determinação judicial, que impôs que para que seja extinguida a tarifa mínima, fosse feito o reequilíbrio financeiro do contrato. Antes, com a Tarifa Mínima, as pessoas que consumiam menos subsidiavam as que consumiam mais, já que pagavam um valor ‘X’, consumindo ou não. Agora, haverá uma inversão disso, voltada para a questão social. Quanto menos consumir, menos vai pagar”, diz. 

 

O objetivo do Decreto era de extinguir a cobrança da Tarifa Mínima, para beneficiar as pessoas que consumiam menos, que são as com menor poder aquisitivo, assim como, garantir justiça social, onde o cidadão paga por aquilo que consome. Entretanto, a Águas conseguiu garantir na Justiça a volta da tarifa.

 

Com isso, a Prefeitura realizou um estudo visando o reequilíbrio determinado pela Justiça, garantindo uma inversão da cobrança, beneficiando quem consome menos e que acabava pagando a mais por aqueles que mais consumiam. Além disso, ficou definido que caso sejam atingidas metas contratuais de cobertura e saneamento, haverá uma paridade da cobrança de equivalência do esgoto.

 

Em Campo Grande, 187 mil famílias serão beneficiadas com a nova forma de cobrança. Com a tarifa mínima o cidadão paga R$ 75 reais, consumindo ou não os 10m³. Agora, o consumidor pode pagar até R$ 12 na conta, dependendo do consumo.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS