Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Domingo, 23 de Julho de 2017, 08:45 - A | A

Domingo, 23 de Julho de 2017, 08h:45 - A | A

Qualificação Profissional

Prefeitura proporciona curso de capacitação a mulheres Indígenas

Parceria entre entidades capacita 10 mulheres em 40 horas de curso

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/Assessoria

Prefeitura proporciona curso de capacitação a mulheres Indígenas

Parceria entre entidades capacita 10 mulheres em 40 horas de curso

Com objetivo de gerar fonte de renda para as mulheres da Comunidade Índigena Estrela do Amanhã, prefeitura em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais do Estado de Mato Grosso do Sul (FETTAR) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAGRI), realizaram o curso de qualificação profissional de corte e costura que teve uma carga horária total de 40 horas e participação de 10 mulheres indígenas. Foram capacitadas, nesse primeiro momento, a confeccionar moldes de peças básicas de vestuário, como saias, bermudas e blusas.

Para Fernanda Ferreira, 21 anos, “Comecei o curso pensando mais em mim, pensando em costurar roupas para mim, pois é um custo a menos. É mais barato do que comprar uma roupa nova. Mais para frente, pretendo me aperfeiçoar e, quem sabe, abrir meu próprio negócio”, relata.

Segundo a subsecretária municipal de Políticas para a Mulher, Carla Stephanini, “É muito importante darmos visibilidade às mulheres indígenas e ofertar cursos que possam contribuir para geração de renda. Uma das demandas deste grupo aqui do Estrela do Amanhã, através da Associação de Mulheres Indígenas da comunidade, é poder tornar esse grupo produtivo e iniciá-las também em uma forma de empreendedorismo. Esse é o primeiro curso que trouxemos aqui para a comunidade e pretendemos trazer muitos mais”, pontua.

Durante o encerramento do curso a primeira-dama de Campo Grande, Tatiana Trad, distribuiu cobertores arrecadados pelo Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), a qual é Presidente de honra, para as 65 famílias que lá vivem.

De acordo com a presidente da FAC, Tatiana Trad, “É a continuidade de um trabalho que temos desenvolvido e em cada lugar que chegamos, é com muita alegria que as pessoas me recebem e eu consigo abençoá-las. A cada dia, esse trabalho tem crescido e ganhado força, nos motivando a continuar. Temos muitos projetos para este ano e ano que vem. Em cada comunidade que visitamos, percebemos a realidade de cada uma, para que possamos atendê-las, além da entrega dos cobertores”, disse Tatiana.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS