Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 21 de Dezembro de 2017, 10:20 - A | A

Quinta-feira, 21 de Dezembro de 2017, 10h:20 - A | A

Investigação

PF e Receita deflagram operação de combate a lavagem de dinheiro

Loja em hotel de Campo Grande foi alvo do cumprimento de mandados de busca e apreensão

Flávio Brito
Capital News

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (21) a operação Harpócrates. De acordo com as informações divulgadas pela assessoria, é combater introdução ilegal de mercadorias estrangeiras no Brasil e a sua posterior comercialização, sem o recolhimento dos tributos devidos.

 

De acordo com a Receita Federal, a operação é o desdobramento de outras duas investigações que revelaram esquemas de prática do crime de descaminho e possível lavagem de dinheiro.

 

A primeira envolve a comercialização de uma grande quantidade de produtos eletrônicos em uma loja sediada em um hotel da Capital, localizado na avenida Afonso Pena, expondo à venda mercadorias de alto valor agregado, como smartphones, notebooks, equipamentos de informática e de som, dentre outros.

 

A segunda investigação constatou que roupas de grife, de origem estrangeira, foram introduzidas no mercado nacional sem a sua regular importação e, posteriormente, eram vendidas em lojas dos investigados.

 

De acordo com as  medidas de busca e apreensão foram deferidas pelo juízo da 5ª Vara Federal de Campo Grande, com manifestação do Ministério Público Federal (MPF). Estão sendo cumpridos quatro  mandados de busca e apreensão. Participam da operação três auditores-fiscais da Receita Federal, dois analistas-tributários da Receita Federal e dezoito Policiais Federais.

 

Harpócrates

O nome da operação faz referência à mitologia grega, na qual Harpócrates representa o deus do silêncio e segredo, contrastando com a ostentação apresentada por alguns investigados.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS